Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Pedrucci será novo presidente da Renault do Brasil

Carreira | 24/05/2017 | 19h29

Pedrucci será novo presidente da Renault do Brasil

Executivo substitui Cambolive, que assumirá outras funções no grupo

REDAÇÃO AB

No dia 1º de julho o executivo Luiz Pedrucci assume a direção geral do Grupo Renault no Brasil, em substituição a Fabrice Cambolive, que assumirá novas funções na empresa. Pedrucci estará subordinado a Olivier Murguet, que segue na função de presidente na região Américas.

Nascido em São Paulo, Luiz Pedrucci tem 44 anos e é formado em Engenharia Mecânica Automobilística pela FEI, atual Fundação Educacional Inaciana, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas. O executivo ingressou na Renault em 1997, ocupou diferentes funções na área comercial, incluindo a direção da divisão cliente, qualidade e serviço na área de pós-venda. Em 2012 passou a diretor de supply chain da região Américas.

Em janeiro de 2016 Pedrucci assumiu a presidência da Renault Colômbia (Sofasa), levando a subsidiária a obter recordes de vendas e participação de mercado, fazendo da unidade uma das 40 maiores empresas daquele país.

Também a partir de 1º de julho, Matthieu Tenembaum passa a ser o diretor geral do Grupo Renault na Colômbia, em substituição a Pedrucci, e também estará subordinado a Murguet. Tenembaum é francês, tem 39 anos e é formado em Engenharia pelo Centro de Estudos Superiores Industriais (Cesi) da França, com MBA pela Columbia Business School.

Ingressou na Renault em 1997 como estagiário. De 2000 a 2007 exerceu diversas funções de gestão na área de montagem de carrocerias, liderando projetos na França, na Nissan América do Norte e na Coreia. Em 2007 tornou-se líder do projeto de veículos elétricos, sendo promovido a vice-diretor do programa de veículos elétricos em 2008.

Em 2011 tornou-se líder da estratégia corporativa de desenvolvimento de novos negócios na Renault. Após obter um MBA pela Columbia Business School, tornou-se diretor executivo e diretor de desenvolvimento de negócios na recém-criada região África-Oriente Médio-Índia, onde conduziu negociações estratégicas de novas parcerias para a expansão da Renault na região.

A região Américas compreende as operações da Renault na América Latina por meio de quatro subsidiárias: Renault do Brasil, Renault Argentina, Renault Sofasa, na Colômbia, e Renault México, a última operação a ser iniciada comercialmente, sem produção local.

A marca também está em quase todos os outros países da América Latina pela atuação de importadores. A Renault fabrica veículos de passeio no Brasil (Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, Paraná), Argentina (Fábrica Santa Isabel) e Colômbia (Sofasa, em Envigado), veículos comerciais leves no Brasil (também em São José dos Pinhais) e na Argentina (Santa Isabel, Córdoba), bem como componentes mecânicos no Chile (caixas de câmbio na Cormecánica, em Los Andes) e no Brasil (igualmente em São José dos Pinhais).



Tags: Renault, Matthieu Tenembaum, Olivier Murguet, Luiz Pedrucci.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência