Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ford enfrenta justiça por causa do PowerShift
Câmbio PowerShift também gerou queixas no Brasil

Internacional | 01/06/2017 | 17h25

Ford enfrenta justiça por causa do PowerShift

Consumidores dos EUA processam montadora por transmissão problemática

REDAÇÃO AB

Quase 7 mil proprietários de Fiesta e Focus estão processando a Ford nos Estados Unidos em razão de problemas com o câmbio automático de dupla embreagem PowerShift. Os consumidores alegam que os Focus modelos 2012 a 2016 Focus e Fiesta 2011 a 2016 Fiesta foram equipados com transmissões com defeito e propensas a falhas como vibração, patinagem e hesitação nas trocas de marchas, bem como desgaste interno prematuro.

As informações foram divulgadas pelo site Automotive News. Relatos semelhantes no Brasil, além de barulhos, perda de força e consumo elevado levaram o Procon a instaurar uma investigação no fim de 2015 (veja aqui).

Na época, em razão de elevado número de reclamações, a Ford estendeu a garantia das transmissões de três para cinco anos ou 160 mil quilômetros para parte dos Fiesta e Focus vendidos no Brasil. Também como consequência dos problemas, o novo EcoSport a ser lançado nas próximas semanas trocará o câmbio Powershift por uma transmissão automática convencional, com conversor de torque em vez de dupla embreagem.

Nos Estados Unidos a Ford emitiu boletim técnico a revendedores já no início de 2011 alertando que os Fiesta equipados com a caixa PowerShift poderiam sofrer perda de força, hesitação, aumento ou falta de resposta ao acelerador.

Ainda de acordo com Automotive News, a montadora emitiu de lá para cá mais de 20 boletins de serviços técnicos relacionados aos modelos afetados, mas não teria conseguido encontrar um reparo consistentemente confiável.

Em medida semelhante à adotada no Brasil, a Ford ampliou nos EUA em 2014 a garantia do conjunto motor-câmbio dos carros envolvidos de cinco anos ou 60 mil milhas (equivalentes a 95,6 mil quilômetros) para sete anos ou 100 mil milhas (161 mil km).



Tags: Ford, Fiesta, Focus, PowerShift, transmissão, conversor de torque.

Comentários

  • Luiz

    Minha Ecosport 2015, equipada com a transmissão powershift, vem apresentando as falhas de trepidação, patinagem, vibrações e hesitação de troca desde a revisão dos 10mil Km. Recentemente fiz a revisão dos 20mil Km e então a concessionária solicitou a troca da embreagem. Estou aguardando chegar a embreagem para troca e avaliar se resolve o problema. Segundo informações da concessionária, após as trocas os clientes não reclamaram mais. Espero que realmente resolva. Luiz

  • Udo Fiorini

    Vexame uma empresa vender produtos com seu centenário logotipo azul estampado na frente e na traseira sem ter qualidade e resolução satisfatória do problema. Henry Ford se virando no tumulo.

  • Fabio

    Eu tenho um Ford Focus 2014/2015 e já troquei a embreagem duas vezes uma com 15mil KM e outro com 30 mil KM. Porém, ainda continua trepidando e patinando em baixa rotação. Tenho que forçar o escelador para retomar o que aumenta o meu consumo de combustível. O carro é fantástico, porém esse problema ainda não resolvido está fazendo com que muitos consumidores inclusive eu pense em outra marca na troca do veículo.

  • FRANCISCO DE ASSIS DE ARAUJO

    Possuo um focus 2013/2014 com cambio PowerShift, estou trocando a embreagem pela terceira vez, o carro vive parando constantemente para regulagens e o problema não acaba nunca, tentei negociar o carro para troca e desvalorizaram o carro alegando problema crônico, gostaria de possuir o carro para meu conforto e necessidades e não viver a disposição dos problemas do carro. Vou acionar a justiça e procurar meus direitos.

  • nilton cesar

    bom dia eu estou indignado com a ford eu tenho um eco 2015 titaniun ele ta com mesmo coisa trepida .aquece a transmisao na verdade e uma droga

  • nilton cesar belmiro cesario

    Boa noite hoje mais uma vez eu reboquei meu carro pra bracon macae autorizada ford Com mesmo problema de antes ,aquecimento na transmissão,efalha no motor Passei uma situação muito constrangedora hoje ,fiquei sem carro porque a concessionara mandou eu ir na locadora chegando la foi exigido cartão de credito ou cheque ,eu não trabalho com nem hum deles emfim estou a sem carro e sem previsão de conserto. Meu carro ta na garantia e o defeito não e resolvido não sei oque faço preciso do carro pra trabalhar

  • Luciverne Moreira da Silva

    Sempre tive Ford Focus e era muito feliz com a marca ate fazer a besteira de comprar um Focus Sedan 2015 power Shift e começar a ter medo de pegar a estrada e ficar no caminho. Tenho relato de pessoas próximas no Rio de Janeiro que ficaram com o carro na concessionaria 4 meses e ao receber o carro voltou o problema de falta de força. Tentei vender e ninguém quer este carro. A Ford tem de fazer uma campanha de marketing para recuperar seus clientes com ética e respeito ao consumidor. Em um momento de virada em nosso Brasil não podemos deixar todos ficarem com o este prejuízo.

  • MarcoAntonio Jorge

    Micoda Ford. E quem tem o carro? Na hora da revenda a desvalorização será considerável. Eu não compraria um carro deste nem a pau! Como eles vão resolver o problema dos carros das pessoas que confiaram na marca? Eu deixei de comprar Volkswagen por muito menos. Tive um Passat a álcool 80 era uma bomba com carburador bicromatizado que corroeu durante a garantia, ignição a platinado e auxiliar de partida a Gasolina por gravidade que entupia! eu resolvi os problemas por mim pois a montadora dizia que não havia problema. Nunca mais me venderam nada!

  • PedroLutti

    Estoucom o mesmo.problema no meu Focus 2014/15 o carro perde força na aceleração, as marchas não engatam, já foi pra concerssonaria 3 vezes, eles fazem o reparo, o carro funciona durante um tempo, e o problema volta outra vez, não posso pegar estrada com o carro, não dá pra confiar! Uma verdadeira bomba! Conselho... Pensem mil vezes antes de comprar um Ford Focus.

  • Alexandre

    Tenhoum Ford Focus 2016/2017 com vários problemas no câmbio automático. Estou aguardando o conserto. Não comprem carro da Ford.

  • MasaoEndo

    Tenhouma Ecosport 14/15 que já apresentou problema em Jul/17 fazendo a troca da embreagem, onde citaram no serviço a extensão para mais dois anos, porém em Jul/18 voltou o mesmo problema e novamente substituído e agora, mais uma vez voltou, sendo trocado o módulo e mesmo assim continua, sendo necessário a troca mais uma vez da embreagem, mas para maus espanto, a fábrica se limita a dizer que não faz mais parte da garantia, ou seja, não prestam ao atendimento á resposta feita ao Procon pelo auto de notificação 03466. TOTAL FALTA DE RESPEITO COM OS CONSUMIDORES, porém deixarei esta marca de lado na próxima troca de veículo.

  • ClovisRibeiro Dias

    Tenhoum focus 2013/14 automático com o cambio PowerShift. Venho enfrentando problemas constatantes com problemas de trepidação na embreagem. Já trocou a embreagem duas vezes dentro da garantia, porém agora julho/2019 o problema se repetiu pela terceira vez e tem que ser trocada novamente a embreagem. O problema é que a Ford não troca mais pela garantia, pois alega que a mesma se encerrou no quinto ano e terei que arcar com todo o custo ou seja perto dos R$ 8.000,00. Um absurdo pois o problema é de concepção deste equipamento, ou seja, erro de projeto de fabricação e não pelo mau uso do veículo. Um absurdo, minha vontade e de tocar fogo neste carro na porta de uma concessionária, mas isto seria um ato que não combina com minha índole. Vou arcar com o custo e entrarei com um processo contra a Ford buscando meus direitos, ressarcimento de todos os valores gastos, todo o meu tempo dispersado e danos morais..... Chega eles tem que respeitar o consumidor... Esta é minha indignação...

  • Webersonda silva

    Mesmacoisa levei o carro fazer recall andei uma semana e o carro na quarta macha parecia que ia cair o cambio levei de novo e agora os caras querem 15.000.00 para arumar o cambio

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência