Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 08/06/2017 | 15h16

Honda entra no jogo do carro autônomo

Fabricante cria divisão para desenvolver a direção sem motorista

PEDRO KUTNEY, AB | De Tochigi (Japão)

Em seu novo plano estratégico até 2030 divulgado esta semana no Japão (leia aqui), a Honda mostrou que entrou para valer na corrida pelo carro autônomo, com demonstrações de dois protótipos desenvolvidos em casa, dentro do centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa em Tochigi, capazes de rodar em autopistas e ruas simuladas de cidades sem que o motorista precise conduzir o volante, trocar de marchas ou pisar no acelerador e freio. “Vamos começar a perceber as tecnologias de direção autônoma nas estradas a partir de 2020, e então vamos usá-las nas cidades. Mais adiante ainda, trabalhamos para oferecer até 2025 modelos autônomos nível 4 (em que o motorista pode ser chamado a assumir a direção)”, avalia o CEO global da Honda, Takahiro Hachigo.

Desde outubro do ano passado a Honda intensificou suas pesquisas com carros autônomos, com a criação de uma equipe dedicada a desenvolver esses veículos. “Não estamos tão avançados, nem tão atrasados”, afirma Kuminichi Hatano, engenheiro-chefe do de desenvolvimento do departamento de carros autônomos. “Já oferecemos diversas funções de auxílio ao motorista. O maior desafio agora é o desenvolvimento de sistemas de gerenciamento das diversas situações de tráfego”, acrescenta Hatano.

Para isso a Honda está desenvolvendo dentro de casa um sistema de inteligência artificial que, por meio de câmeras, reconhece as situações de trânsito, aprende e guarda na memória. No atual estágio o sistema é capaz de predizer até que direção pretende tomar um pedestre por meio da análise de seus gestos e posição da cabeça. Para a engenharia da Honda, os sistemas de direção autônoma baseados até agora em regras pré-estabelecidas são incapazes de responder a situações não previstas, especialmente no caos do trânsito urbano. Já a rede neural artificial que está sendo desenvolvida pela fabricante japonesa, por meio de modelos numéricos, tem as mesmas características da mente humana e tem a habilidade de tomar decisões como um humano, com base em observação e experiência adquirida.

“Os anos de pesquisa da nossa área de robotização ajuda bastante a levar adiante esse desenvolvimento”, destaca Hatano, referindo-se ao departamento que em 2000 apresentou o Asimo, um robô com características humanas que segue em desenvolvimento e dá shows todos os dias no Honda Collection Hall, o museu da marca dentro da área do autódromo de Motegi, no Japão.

Segundo Hatano, a Honda vem mantendo conversas com fornecedores que também vêm desenvolvendo sistemas de direção autônoma, mas ainda não existe nenhuma parceria fechada nesse sentido. Ao que parece, a empresa quer ter domínio total da tecnologia, por considerá-la estratégica para sobreviver em um futuro próximo no qual a maioria dos fabricantes pretende oferecer carros autônomos.

A Honda atualmente testa dois protótipos autônomos, um que roda em torno dos 100 km/h na pista que simula uma rodovia e outro que percorre a até 40 km/h as ruas internas do centro de pesquisa, em simulação às vias de uma cidade. Equipados com câmeras, radares, sensores infravermelhos (LiDAR) e diversas centrais computadorizadas de gerenciamento redundante, ambos os carros são capazes de reconhecer o ambiente ao redor e dirigir sem o motorista, que em velocidades mais baixas pode até assistir TV ou fazer telefonemas. As câmeras reconhecem as cores no chão e assim mantém o veículo na faixa correta de rodagem. Na estrada, o protótipo já é capaz até de decidir e fazer ultrapassagens.

O sistema desenvolvido pela empresa, no entanto, não permite o desligamento total do humano atrás do volante, que em velocidades mais altas é monitorado e, em caso de necessidade, é chamado a assumir a direção por meio de luzes que piscam no volante e vibrações do cinto de segurança.



Tags: Honda, Honda Meeting 2017, estratégia, indústria, direção autônoma, carro autônomo, tecnologia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência