Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ford testa realidade virtual em fábrica na Rússia

Tecnologia | 30/06/2017 | 18h00

Ford testa realidade virtual em fábrica na Rússia

Com óculos 3D, montadora quer agilizar localização de peças e aumentar eficiência

REDAÇÃO AB

A fábrica da Ford na Rússia, localizada em Naberezhnye Chelny, começou a experimentar uma nova ferramenta na linha de montagem: a equipe utiliza óculos 3D de realidade virtual HoloLens, da Microsoft, para a produção dos veículos. A medida que ainda está em fase de testes tem como objetivo facilitar a localização de peças no estoque e aumentar a eficiência da operação. Denominado Pick by Vision (Escolha pela Visão), o sistema pode ser instalado em até trinta minutos.

A unidade russa, que é uma joint venture com a Sollers, é considerada pela Ford uma de suas fábricas mais modernas. Ela foi destinada inicialmente para a produção do Fiesta e posteriormente, passou a montar também o Ecosport: agora se prepara para fabricar a nova geração do modelo, que também será feito no Brasil.

De acordo com a empresa, dependendo dos resultados, a tecnologia poderá ser adotada em outras fábricas. Desenvolvido pela ID-Rússia e pelo departamento de TI da Ford Sollers, o sistema os óculos de realidade aumentada contam com vários sensores, são equipados com uma câmera de 2 megapixels para identificar a posição no espaço e projetam uma imagem com alta resolução de 2,3 megapixels para o operador. Operando com a aplicação de marcadores visuais nos locais de armazenamento os óculos 3D permitem visualizar as peças que estão sendo requisitadas na linha de montagem. Ele então orienta o operador até o local exato onde elas estão armazenadas, seja em prateleiras ou em áreas no piso, por meio de setas de navegação no visor dos óculos.

A ordem de serviço com a lista de peças para cada veículo é transmitida via wi-fi para a interface visual dos óculos, pelo sistema integrado de gerenciamento do almoxarifado. Todas as ativações da tela virtual são feitas por gestos ou comandos de voz, deixando o operador com as mãos livres. Após cada ação, o programa confirma a sua conclusão com uma mensagem no visor, reduzindo o número de erros e agilizando o processo. Se o operador não estiver na caixa correta ou a quantidade de itens não corresponder ao pedido, a confirmação não é feita. A tecnologia também é flexível: se houver mudanças no estoque, basta um especialista em TI reconfigurar todo o sistema.



Tags: Ford, fábrica, realidade virtual, 3D, Rússia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência