Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Ford cria equipe para área de inteligência artificial

Tecnologia | 03/07/2017 | 19h45

Ford cria equipe para área de inteligência artificial

Ação faz parte da parceria com Argo AI, com investimento de US$ 1 bilhão

REDAÇÃO AB

A Ford anuncia a criação de uma equipe que se dedicará à pesquisa e ao desenvolvimento de robótica e inteligência artificial como parte do seu programa de veículos autônomos e um desdobramento da parceria firmada recentemente com a startup Argo AI, empresa do ramo de inteligência artificial e para a qual a montadora investirá US$ 1 bilhão nos próximos cinco anos (leia aqui).

O foco será a pesquisa avançada e a avaliação de novas tecnologias envolvendo sensores, métodos de aprendizagem por máquinas e dispositivos de mobilidade pessoal, como drones. Por sua vez, a Argo vai liderar o desenvolvimento do sistema de direção para os carros autônomos da montadora, incluindo plataforma de computação, sensores e algoritmos. Com isto, a Ford terá pelo menos duas frotas distintas de teste de veículos autônomos – uma liderada pela nova equipe, realizando pesquisas avançadas, e outra pela Argo AI, desenvolvendo o sistema de direção virtual para produção.

“Assim, nosso time poderá se dedicar à pesquisa contínua com o sistema atual de direção autônoma sem interromper o trabalho de produção, para termos um esforço mais concentrado na utilização do potencial da robótica e inteligência artificial”, diz o vice-presidente de pesquisa e engenharia avançada da Ford, Ken Washington.

Para o executivo, a inteligência artificial poderá ser utilizada de outras maneiras, além da tecnologia de veículos autônomos: “Já usamos a robótica na manufatura, na logística e estudamos avanços adicionais em robôs para a execução de tarefas difíceis. A inteligência artificial tem um papel importante na análise de dados globais de vendas, marketing e finanças. O novo time buscará disseminar essas tecnologias para gerar decisões mais inteligentes e experiências mais personalizadas”, afirma.

A nova área também dará continuidade às parcerias, investimentos e aquisições que a Ford criou com startups, como Nirenberg Neuroscience, Civil Maps e SAIPS, e vai liderar projetos de robótica e inteligência artificial com universidades, como as de Michigan, Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (M.I.T.).

“Este é um novo passo na história da automação da Ford. Na medida em que entendemos a ciência da robótica e da inteligência artificial, podemos criar um time encarregado não só de observar o futuro, mas de ajudar a criá-lo”, finaliza Washington.



Tags: Ford, inteligência artificial, Argo AI, startup.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência