NOTÍCIAS
24/07/2017 | 16h22

Tecnologia

Bosch e Mercedes-Benz testam estacionamento autônomo

Projeto piloto é lançado para funcionar em museu de montadora na Alemanha


REDAÇÃO AB

A Bosch em parceria com a Mercedes-Benz está testando um projeto piloto de estacionamento autônomo do museu da montadora em Stuttgart, na Alemanha (veja vídeo abaixo). Por meio de um aplicativo no smartphone, é possível estacionar o carro na vaga escolhida sem precisar controlar as manobras de dentro do veículo.

O serviço, que é mais um marco para a era da direção autônoma, poderá ser experimentado por visitantes do museu a partir de 2018.

“A direção autônoma estará disponível mais rápido do que muitos imaginam. O sistema de estacionamento autônomo no museu demonstra o quanto a tecnologia já está avançada”, afirma o chefe de desenvolvimento de direção autônoma e segurança ativa da Mercedes-Benz, Michael Hafner. “O uso da infraestrutura inteligente de estacionamento e a conectividade dos veículos nos permitiu fazer o estacionamento totalmente autônomo uma realidade muito antes do esperado”, o presidente da divisão de sistema de chassis da Bosch, Gerhard Steiger.

O serviço de estacionamento autônomo foi desenhado a partir da infraestrutura de estacionamento inteligente oferecida pela Bosch que trabalhou em conjunto com a tecnologia da Mercedes-Benz. Os sensores instalados na garagem monitoram o corredor e seus arredores enquanto o veículo é guiado, dessa forma o carro converte os comandos com segurança durante as manobras. Os sensores para a infraestrutura do estacionamento e a tecnologia de comunicação são fornecidas pela Bosch, enquanto a montadora ofereceu o estacionamento do museu e os veículos-piloto. Em conjunto com a Bosch, a empresa definirá a interface da infraestrutura e do veículo e fará as modificações necessárias no software e no sensor.

O lançamento será seguido por uma fase intensiva de testes. Desde o início, o projeto foi supervisionado por agências locais - autoridade administrativa regional de Sttutgart e o Ministério de Transportes do estado de Baden-Württemberg - além de especialistas da TÜV Rheinland, empresa de serviços na área de certificação, inspeção, treinamentos e gerenciamento de projetos. O objetivo é avaliar a segurança operacional da tecnologia automotiva e do estacionamento autônomo.

A expectativa da Bosch é que as autoridades regulatórias deverão emitir a aprovação final antes que o estacionamento autônomo esteja disponível para os clientes, para que eles possam utilizar o serviço já no início de 2018.


Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 18/10/2017
Medidas simples e novos estudos ajudam na redução de emissões de CO2

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 13/10/2017
Com Jumpy, marca avança em novo território
AUTOINFORME | 11/10/2017
Onix e HB20 elevam o patamar de entrada no mercado brasileiro
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes