Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Camex zera imposto de importação para ex-tarifários

Legislação | 28/07/2017 | 20h03

Camex zera imposto de importação para ex-tarifários

Nova regra vai valer apenas para as próximas concessões

REDAÇÃO AB

As próximas reduções de imposto de importação que se encaixarem no regime de ex-tarifários, que vale exclusivamente para itens sem produção similar no Brasil, serão totalmente zeradas. Até então, as importações de bens de capital, que tem incidência de 14% de imposto de importação eram reduzidas a 2%. A tarifa zero passa a valer apenas para as próximas concessões, ou seja, as que já estão em vigor permanecem com taxa de 2% até o fim de previsto da concessão em questão, conforme aprovação feita nesta semana pela Camex, Câmara de Comércio Exterior – vinculada ao MDIC.

O governo vem aplicando o regime de ex-tarifários desde meados de 2014 como forma de reduzir o custo do investimento. A regra, que também vale para o setor de telecomunicações para aquisição de bens, é uma redução temporária, com vigência programada conforme a concessão de diferentes itens.

No ano passado, a Camex aprovou 3.270 pedidos de ex-tarifários, que reduziram os custos para a aquisição no exterior de bens de capital para investimentos produtivos no Brasil. Juntos, eles somaram US$ 11,7 bilhões.

Um dos setores mais beneficiados pelos ex-tarifários desde sua criação é o automotivo: em várias concessões, incluindo montadoras e empresas de autopeças (veja aqui).



Tags: Imposto, importação, ex-tarifários, Camex, MDIC.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência