NOTÍCIAS
31/08/2017 | 17h05

Tecnologia

Audi usará realidade virtual em concessionárias da Europa

Testada no Brasil, aplicação será utilizada na Alemanha, Espanha e Reino Unido


REDAÇÃO AB

Sistema permite conhecer e configurar todo o portfólio em experiência 3D e 360º
A Audi está lançando a primeira aplicação de realidade virtual na área de serviço para clientes nas concessionárias na Europa no qual os clientes poderão conhecer os veículos e configurá-los de forma individual, visualizando todas os detalhes. Os primeiros a receberem a solução VR são Alemanha, Reino Unido e Espanha, com previsão de expansão para outros mercados.

A experiência VR foi testada em uma versão beta em 2015 em concessionárias selecionadas no Brasil e na Alemanha. O retorno e comentários dos clientes e revendedores ajudaram no desenvolvimento final do sistema. O equipamento é formado basicamente por óculos de realidade virtual aumentada em 3D, da Oculus Rift, primeira parceira da montadora no projeto, enquanto o processamento dos dados dos carros para a realidade virtual foi feita em conjunto com a Zerolight, parceira de visualização estratégica, para desenvolver um mecanismo gráfico de alto desempenho.

A tecnologia permite ao concessionário apresentar toda a gama de veículos Audi, incluindo os seus opcionais, durante o atendimento ao cliente. O configurador oferece experiência em 360 graus e conta ainda com efeitos de iluminação e sonoros, além de vários ambientes, horários do dia e condições de luz que também contribuem para a experiência virtual. O interior pode ser observado de todas as perspectivas, incluindo as superfícies dos materiais de acabamento, dependendo da posição em relação à fonte de luz virtual.

Segundo a empresa, futuras atualizações do software de realidade virtual oferecerão recursos de demonstração das inovações da Audi e que geralmente são testadas durante um test-drive real, como diferentes tecnologias de iluminação à noite e com pouca visibilidade.

“Com a experiência VR, desenvolvemos uma ferramenta de vendas completa para os concessionários Audi. Oferecemos aos nossos clientes mais informações e certeza ao tomar sua decisão de compra, além de ser um fator emocional especial”, afirma Nils Wollny, diretor de negócios digitais/costumer experience na Audi. “Com isso, estamos dando o próximo passo em nossa estratégia de combinar inovação digital aos pontos fortes das lojas físicas.”

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 18/10/2017
Medidas simples e novos estudos ajudam na redução de emissões de CO2

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
AUTOINFORME | 19/10/2017
Hyundai produz em Ulsan 1,5 milhão de carros por ano
DE CARRO POR AÍ | 13/10/2017
Com Jumpy, marca avança em novo território
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes