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15/09/2017 | 18h00

Indústria

Volkswagen Delivery gera 300 empregos e renova fábrica de Resende

Projeto Phevos foi desenvolvido pela engenharia brasileira da MAN LA


PEDRO KUTNEY, AB | De Resende (RJ)

Linha de montagem do novo Delivery: sem férias
A nova família de caminhões Volkswagen Delivery, apresentada à imprensa pela primeira vez esta semana (leia aqui), ainda não chegou ao mercado, os seis novos modelos serão lançados gradualmente entre outubro e dezembro próximos, mas a fábrica de Resende (RJ) já sente efeitos positivos da novidade. A MAN Latin America abriu 300 vagas de trabalho em seu complexo industrial, 200 delas diretamente na linha de produção de caminhões e ônibus, que recebeu diversas melhorias para receber os novos produtos e desde julho voltou a operar cinco dias por semana em um turno, mas com demanda de horas extras em três sábados por mês até dezembro e cancelamento das férias coletivas no fim do ano.

“Os altos e baixos nos pegaram desprevenidos, mas mesmo em meio à crise aguda que se estabeleceu no setor nos últimos dois anos, mantivemos os investimentos que culminam agora com o lançamento da nova família Delivery”, afirmou Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America. “Depois de investir R$ 1 bilhão de 2014 a 2016 (que elevaram a capacidade da fábrica de Resende para 100 mil unidades/ano), já estamos levando adiante o novo programa de R$ 1,5 bilhão a partir deste ano até 2021”, destacou.

Cortes confia que a nova família Delivery, que pavimenta a entrada em novos segmentos, terá papel de protagonismo para ajudar a reduzir a hoje elevada capacidade ociosa de Resende, que projeta produzir menos 30 mil veículos este ano, sendo 8 mil para exportação. A expectativa é mais que dobrar as vendas externas no início da próxima década e esperar pelo destravamento do mercado doméstico.

“Estamos confiantes de que as economias do Brasil e da América Latina continuarão a sua curva de retomada para os próximos meses e anos. Acredito que com isso, a partir de 2021, poderemos ocupar toda a capacidade da fábrica. Nosso plano de expansão internacional deverá consumir de 30% e 40% da produção”, projeta o executivo.

MODERNIZAÇÃO DA FÁBRICA


Área de pintura e solda das cabines dos novos Delivery: alto grau de automação

Para produzir os Delivery, foram instalados novos maquinários na linha de montagem em Resende hoje compartilhada por cerca de 120 diferentes configurações de caminhões e ônibus. Há 20 anos a planta inaugurou no Brasil o sistema de consórcio modular de produção, com operações executadas diretamente por fornecedores como Maxion, Meritor, Cummins, MWM, Continental, Aethra e Carese (os dois últimos na soldagem e pintura de cabines, respectivamente).

O maior investimento na produção está na nova área de 4 mil metros quadrados exclusiva para o fechamento das cabines do novo Delivery, que tem 60% das atividades automatizadas por 37 robôs, que executam a maioria das operações – incluindo algumas inovações como a fixação do teto por sistema misto de colagem e pontos de solda, que eliminou totalmente o uso de soldagem MIG/MAG na linha, gerando economia de recursos e melhoria de acabamento.

ENGENHARIA BRASILEIRA PARA O MUNDO

O maior e mais importante lançamento da empresa nos últimos 10 anos contou com investimentos de R$ 1 bilhão para desenvolver a nova família Volkswagen Delivery e modernizar a fábrica de Resende para receber o produto. “Aumentamos nossa capacidade de desenvolvimento, principalmente depois da inauguração do campo de provas (leia aqui). A engenharia brasileira preparou um produto para o mundo”, afirma Leandro Siqueira, diretor de desenvolvimento e portfólio de produto. Ele destaca que o novo Delivery soma o equivalente 4 milhões de quilômetros de testes, muitos deles nas pistas internas que multiplicam condições severas de uso.

“Este projeto seguiu a mão inversa daquela que costuma acontecer no País. Normalmente os projetos vêm de fora para ser adaptados aqui. Desta vez foi tudo feito pela engenharia brasileira da empresa desde o zero”, destaca Adilson Dezoto, vice-presidente de produção e logística.

Muitos fornecedores participaram do Projeto Phevos, nome-código da nova família Delivery, que começou a ser desenvolvida há cinco anos, primeiro como um programa global de caminhões leves da MAN na Alemanha, mas desde 2013 encampado 100% pela subsidiária latino-americana da empresa.

Depois de finalizar o design da cabine na Volkswagen Veículos Comerciais da Alemanha (também parte do Grupo VW Truck & Bus), o projeto foi modelado pelo escritório brasileiro de engenharia da Edag e depois seguiu para desenvolvimento de protótipos e ferramentaria na Aethra em Belo Horizonte (MG), que faz parte do consórcio modular de Resende, fornece todas as partes estampadas dos caminhões Volkswagen e já havia participado da elaboração dos pesados Constellation, lançados em 2005. Os motores Cummins, transmissões Eaton, chassis Maxion e eixos tratores Meritor foram todos projetados sob medida para os novos veículos.


Chegada do novo Volkswagen Delivery aumentou o ritmo de produção na fábrica

CENTRO DE CLIENTES

Além das 200 novas contratações para as áreas de produção de Resende, outros 100 funcionários irão atender as necessidades do primeiro centro de atendimento ao cliente da MAN Latin America, batizado Customer Forum, um espaçoso galpão industrial de 23 mil metros quadrados instalado em área adjacente à fábrica, que será utilizado para entregas técnicas de produtos, treinamento técnico e de garantia, além de guardar exemplares de veículos clássicos produzidos lá e ser um espaço para eventos.

A área onde está o Customer Forum em 2011 havia sido direcionada pela MAN para a instalação de um parque de fornecedores, com o objetivo de abrir espaço dentro da superlotada linha de montagem. Maxion e Meritor instalaram unidades de montagem de chassis e eixos (respectivamente) bem ao lado, mas o terceiro fornecedor, a Suspensys, após a queda da produção nos últimos anos não necessitou mais de uma área exclusiva, juntou-se à Meritor na mesma instalação e de clientes e eventos.

Assista abaixo reportagem da ABTV sobre o novo Volkswagen Delivery:


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