NOTÍCIAS
22/09/2017 | 19h11

Autopeças

Zen entra no mercado OEM com polia de roda livre

Fabricante de alternadores vai comprar componente feito em Brusque


REDAÇÃO AB

A polia de roda livre desenvolvida pela Zen para alternadores: redução de ruído e vibrações
A Zen informa que começou a fornecer sua polia de roda livre para uma fabricante mundial de alternadores, que fornece diretamente para diversas montadoras de veículos. A empresa de capital nacional, com sede em Brusque (SC), é atualmente a única fabricante deste tipo de polia no País e esta é a primeira vez que fornecerá o componente no mercado original (OEM), que já estava disponível no aftermarket.

Embora não informe para quem vai fornecer a polia, a Zen mantém negócios regulares com os principais fabricantes mundiais de alternadores automotivos para recarregamento de bateria, como Bosch e BorgWarner – esta última sua vizinha em Brusque, a antiga Remy, que foi sua ex-sócia. Para estes dois sistemistas a Zen também fornece seu carro-chefe, os impulsores (pinos) instalados em motores de partida – a empresa catarinense é a maior fabricante do mundo de pinos impulsores.

Para atender ao aumento da demanda na fabricação da polias de roda livre, a Zen fez investimentos em novos equipamentos e no aprimoramento de processos. “Comprova nossa qualidade o fato de que as peças produzidas em Brusque são exportadas para mais de 50 países”, afirma o coordenador de marketing Acácio Freitas. Desde 2005, a Zen já produziu mais de 4 milhões de polias e conta com mais de 200 tipos no portfólio.

MAIOR VALOR AGREGADO

A polia de roda livre é uma peça com maior valor agregado, desenvolvida pela Zen para atender veículos mais modernos. Ao contrário das polias rígidas quem transmitem o torque do motor ao alternador sem nenhum atenuador, o componente de roda livre tem rolamento interno que deixa a polia continuar girando livremente em casos de desacelerações bruscas ou paradas do propulsor, o que reduz vibrações, ruídos (o “grilado”) e contribui para economia de combustível pela redução de atrito. Também aumenta a vida útil dos acessórios associados, como o tensionador, que trabalha sob menor pressão.

Segundo a Zen, a demanda por polias de roda livre aumentou com a crescente produção de veículos com motor três-cilindros no Brasil, como Hyundai HB20, Ford Ka, Volkswagen Up! e Renault Sandero e os Fiat Uno e Mobi, só para citar os mais vendidos. Como esse tipo de motor tende a vibrar mais, a polia de roda livre foi uma das soluções aplicadas para reduzir as vibrações. Antes, era encontrada principalmente em veículos com motorização diesel, que também vibra mais, como a picape Chevrolet S10.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 18/10/2017
Medidas simples e novos estudos ajudam na redução de emissões de CO2

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
AUTOINFORME | 19/10/2017
Hyundai produz em Ulsan 1,5 milhão de carros por ano
DE CARRO POR AÍ | 13/10/2017
Com Jumpy, marca avança em novo território
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes