A Nissan alcançou em agosto o marco histórico de 150 milhões de veículosproduzidos em todo o mundo, desde que iniciou suas operações há 84 anos no Japão, na província de Yokohama, onde ainda fica sua sede. Os primeiros 100 milhões vieram aos 73 anos de produção, em 2006, quando seu país de origem correspondia a mais de 76% do volume fabricado globalmente. Desde então, a montadora resolveu então acelerar a globalização de seus polos industriais e nos últimos 11 anos, reverteu este cenário, fazendo com que dos últimos 50 milhões de veículos produzidos, 76% têm origem em outros países, sendo que os principais são os da Europa e China.
No Japão, a Nissan possui seis fábricas – Yokohama, Yoshiwara, Oppama, Zama, Tochigi e Kyushu, todas inauguradas entre 1934 a 1977, embora a antiga fábrica de Kyushu tenha dado lugar à uma nova em 1992. Em meados de 1971, abriu uma unidade no México, sua primeira fábrica fora do Japão, e a partir daí expandiu sua presença global. No início da década de 1980, a empresa que havia atingido as 30 milhões de unidades, iniciou suas vendas nos Estados Unidos e, em 1983, inaugura sua primeira fábrica no país, a de Smyrna, no Tennessee. No ano seguinte, foi a vez do Reino Unido.
Um dos grandes marcos da empresa foi em 1999, quando a Nissan, com 50 milhões de veículos já produzidos, assinou uma aliança com a Renault, o que contribuiu fortemente para os resultados da companhia em termos de globalização. Dois anos depois, em 2001, a Aliança inaugurou sua primeira fábrica conjunta, e o escolhido foi o Brasil, em São José dos Pinhais, no Paraná.
Depois de 2006, ao atingir 100 milhões, começou a produzir nos anos seguintes na Rússia, Índia, Tailândia e Indonésia, além de abrir sua segunda fábrica no México, em Aguascalientes, e ampliar a operação na China, onde começou a produzir em 2004, em parceria com a Dongfeng.
Nesta leva, a Nissan também ampliou sua presença no Brasil com a inauguração da fábrica em Resende (RJ) em 2014, onde são produzidos o compacto March, Versa (hatch e sedã) e mais recentemente o Kicks.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo