Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Here quer digitalizar todas as vias do mundo

Tecnologia | 08/11/2017 | 19h13

Here quer digitalizar todas as vias do mundo

Companhia aposta na estratégia de oferecer serviços de mobilidade

GIOVANNA RIATO, AB

A Here tem um trabalho e tanto pela frente: a construção do Reality Index, uma espécie de maquete virtual do mundo real, um mapa completo feito a partir de informações colhidas de veículos, smartphones e qualquer outro dispositivo conectado, além de dados públicos, de tráfego ou encontrados on-line. É tudo combinado e integrado à plataforma da companhia. “O Google indexou toda a internet, a Amazon indexou tudo o que você pode comprar. Nós queremos indexar o mundo físico”, almeja Michael Hirsch, diretor global de produtos técnicos da empresa.

Fornecedora de 80% dos mapas de navegação usados em veículos globalmente, a Here quer ir além e se transformar em uma empresa de soluções para a mobilidade. Assim, a companhia converge para a direção em que toda a indústria automotiva está olhando: o carro autônomo, a conectividade e a oferta de serviços, não só de produtos. Hirsch acredita que a chave para tornar os veículos autoguiados reais está em garantir informações tão detalhadas do mundo físico que permita ao sistema automatizado não apenas ler o entorno do veículo, mas conhecê-lo a ponto de prever o que está por vir.

“É a diferença entre você dirigir por um caminho familiar em boas condições ou precisar conduzir o carro por estrada desconhecida em uma noite chuvosa. Vamos dar condições para que seja possível saber o que esperar”, compara. O executivo diz que o Reality Index oferecerá um conjunto tão complexo de informações que será indecifrável a olho nu e inteligível apenas aos sistemas inteligentes dos veículos, com dados detalhados do entorno do carro, potencial para localizar pontos de interesse móveis e coordenadas atualizados em tempo real conforme as condições viárias. “Nossa meta é coletar o máximo possível de informações do mundo real para poder entregar o que for necessário.”

SISTEMA CROWDSOURCING

Em 2016 a Here investiu 650 milhões de euros no desenvolvimento de novas tecnologias e na ampliação de sua presença global. No começo deste ano, de tão promissor, o negócio que pertencia à Nokia acabou comprado pelas alemãs Audi, BMW e Daimler, que investiram US$ 3 bilhões no empreendimento. “Com a aquisição, a direção que pretendemos seguir não mudou, mas ficaram mais claros os passos que precisamos dar para chegar lá”, diz Hirsch, sem dar mais detalhes.

A plataforma da companhia é uma construção orgânica que vai contar fortemente com as informações obtidas pelos carros em circulação equipados com sistema Here. A companhia calcula ter 100 milhões de veículos em rodando no mundo com suas tecnologias, mas nem todos são conectados e capazes de contribuir com a plataforma crowdsourcing. Ainda assim, não será difícil abastecer o Reality Index com informações confiáveis. A Here estima que, até 2020, o mundo contará com 200 bilhões de dispositivos conectados à internet, um mar de dados para a empresa. “As coisas não são estáticas. O cenário está em transformação e precisamos nos adaptar a isso”, resume Hirsch.



Tags: Here, mapa, tecnologia, Reality Index.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência