NOTÍCIAS
09/11/2017 | 22h00

Indústria

Caoa não confirma, nem nega, compra do controle da Chery Brasil

Novo controlador da operação deve ser revelado nos próximos dias


PEDRO KUTNEY, AB

Fábrica da Chery em Jacareí (SP): ociosidade colocada à venda
O Grupo Caoa pode ser o novo controlador da Chery no Brasil, que no início de outubro colocou oficialmente à venda por US$ 64 milhões pouco mais da metade do controle de sua fábrica de Jacareí (SP), onde produz veículos desde 2014 (leia aqui). Segundo informações publicadas pelo site InfoMoney na tarde da quinta-feira, 9, a Caoa deve anunciar “nas próximas horas” a compra de 51% da operação brasileira da montadora chinesa. Indagado sobre a veracidade da notícia, Mauro Correia, presidente da Caoa, não confirmou nem negou a informação: “Não temos nada sobre isso, não é assim”, limitou-se a dizer o executivo em rápida declaração à Automotive Business. Solicitado a dizer se estava claramente negando o negócio, desconversou: “Não falamos, quando for o caso divulgaremos”, disse.

Outra fonte consultada horas antes também não negou a transação e colocou mais expectativa no ar, ao dizer: “Não sei, melhor perguntar para o Mauro (Correia) na segunda-feira (dia 13)”. Faz sentido, pois está previsto que a Chery deve anunciar na China no próximo sábado, 11, ainda durante a madrugada no Brasil, a proposta de compra vencedora que foi oficialmente entregue no último dia 7 de novembro, prazo limite estabelecido pela empresa chinesa para receber ofertas pelo controle da operação brasileira. Segundo corretora da cidade de Wuhu que negocia as ações da Chery na China, a oferta pretendida de pouco mais de US$ 64 milhões foi recebida, mas o nome do comprador não foi divulgado.

A negociação entre Chery e Caoa já teve algumas idas e vindas. Entre o fim de 2016 e começo de 2017, as duas empresas discutiram a aproximação, mas encerraram as conversas sem chegar a entendimento. Com vendas de apenas 3 mil carros de janeiro a outubro, em distância abissal da capacidade de 150 mil veículos/ano da fábrica de Jacareí, os prejuízos acumulados da Chery no Brasil vêm crescendo ano a ano desde 2012 e a matriz decidiu arrumar um sócio controlador para tentar recuperar o negócio.

A principal vantagem da associação com a Caoa será aproveitar a experiência de um dos maiores conglomerados de concessionárias do País, que administra quase duas centenas de revendas da Hyundai, Ford e Subaru, além de fabricar sob licença modelos da coreana Hyundai em Anápolis (GO) há 10 anos. A Chery, que já teve 108 lojas no País em 2011, hoje mal chega a 20 pontos de venda e não encontra novos grupos interessados em representar a marca.

Não fica tão claro, no entanto, qual será a vantagem da Caoa em investir no controle da fábrica da Chery no Brasil, pois passaria a administrar duas plantas com enorme índice de ociosidade, mais de 90% em Jacareí e perto de 70% na linha de Anápolis, capaz de montar 80 mil unidades/ano. Mas com a Chery poderia acrescentar à sua lista produtos com boa relação custo-benefício, como o Celer hatch e sedã e o subcompacto QQ já produzidos no País, além de três novos SUVs que estão nos planos para entrar em produção durante 2018, os Tiggo 2, 7 e 9.

Comentários: 2
 

Jeferson Neu
10/11/2017 | 03h38
Em 2008, a minha cidade, Jacareí, perdeu aos 48 do segundo tempo a fábrica da Hyundai para Piracicaba, por não ter elaborado uma lei de incentivos fiscais, para garantir o que havia sido prometido aos coreanos. Até o local da fábrica era o mesmo da Chery hoje. É uma grande oportunidade de recomeço. Infelizmente, a Chery desembarcou em um momento ruim e não soube fazer a avaliação correta do mercado. Poderiam estar em melhor condição, por exemplo, se tivessem apostado desde o início no Tiggo, com câmbio automático. Faltou ousadia. Porém, há tempo para reverter a situação. E para a Caoa, Jacareí está localizada no melhor ponto do Brasil, logisticamente falando, e se souberem aproveitar os produtos da Chery, o investimento terá retorno.

Lucas Oliveira
10/11/2017 | 15h34
Com a CAOA a Chery ganhará facilmente participação de mercado, trazendo novos produtos e aumentando o número de concessionários da marca; a mesma receita que fez de marcas como a Hyundai serem sucesso hoje será feita com a Chery, trazendo produtos de maior valor agregado e desejados pelo consumidor. E não duvidem ser a Chery a nova "Hyundai" do grupo CAOA, pois claramente a amizade entre o grupo brasileiro e a Hyundai anda meio que rompido, futuramente ao fim do contrato a HMB poderá tomar toda a operação brasileira da Hyundai, pegando as importações que hoje estão com o grupo CAOA.

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 15/11/2017
Mudança na mobilidade domina discussões do Congresso SAE Brasil

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
DE CARRO POR AÍ | 17/11/2017
Chineses entregam operação brasileira à administração dos brasileiros
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
AUTOINFORME | 09/11/2017
Luguez firmou parceria com o governo de Ohio
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro