Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 28/11/2017 | 16h38

Brasil participa de programa de estímulo ao carro novo no Paraguai

MDIC prevê até 10 mil modelos nacionais para o mercado vizinho em um ano

REDAÇÃO AB

O governo do Paraguai lançou na terça-feira, 28, um programa para incentivar a compra de carros novos no país, denominado Veículo 0Km para a Família Paraguaia, que contará com o Brasil para fornecer os veículos. O objetivo é ofertar produtos novos que serão financiados pelo Banco Nacional de Fomento (BNF) do Paraguai para 20 mil veículos pelo período de um ano.

“Lançamos hoje uma política automotiva cujo objetivo é oferecer para as famílias paraguaias opções de carro zero por menos de 10 mil dólares”, disse o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, durante cerimônia de anúncio do programa realizada na capital Assunção.

Cinco montadoras participarão do programa, cada uma com um modelo compacto: Fiat Mobi, Ford Ka, GM/Chevrolet Onix, Renault Kwid e Volkswagen Gol. Segundo o MDIC, a expectativa é de que do total de 20 mil veículos previstos para o programa, de 5 mil a 10 mil sejam dos modelos fornecidos pelas fabricantes instaladas no Brasil. Os veículos terão garantia da própria montadora, segundo informações do MDIC.

“O programa será um sucesso e reafirmo o apoio do governo brasileiro a este programa que também é conhecido como ‘carro do povo’. Representará uma maior aproximação dos setores automotivos e o início de uma futura integração produtiva do Mercosul, objetivo perseguido por todos os membros do bloco”, disse o ministro do MDIC do Brasil, Marcos Pereira, que acompanhou o anúncio no Paraguai.

O mercado paraguaio consome cerca de 80 mil automóveis por ano e é conhecido por sua frota de segunda mão: 75% deste volume ou 60 mil unidades são veículos usados importados do Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul. “Queremos que a família paraguaia possa ter acesso a carros zero. Fizemos uma parceria com a indústria brasileira, com o Banco Nacional de Fomento sendo responsável pelo financiamento dos carros”, reforça o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite.

De janeiro a outubro deste ano, as exportações brasileiras de veículos destinaram 10,9 mil unidades ao Paraguai, mais que o dobro de mesmo período do ano anterior. O volume exportado é equivalente a US$ 121 milhões.

Tags: Brasil, Paraguai, programa, venda, carro.


Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência