Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 05/12/2017 | 17h16

Aethra, FCA e Fiemg se unem para formar ferramenteiros

Parceria cria curso para renovar e dar continuidade à profissão

REDAÇÃO AB

Uma parceria entre Aethra, FCA e Fiemg, Federação das Indústrias de Minas Gerais, criou um curso a fim de renovar, atualizar e dar continuidade a uma das profissões mais essenciais e básicas da indústria automotiva, a de ferramenteiro. O curso aborda não apenas os aspectos próprios da área, em termos técnicas e de métodos, para formação de ferramenteiro de fabricação e manutenção, mas também abrange a opção de se especializar em ferramentaria de desenvolvimento, para projetos na área de estampo, além de uma vertente de gestão.

“Precisamos de um profissional completo, que entenda de programação, que saiba robótica”, afirma o presidente da Aethra, Pietro Sportelli.

Duas turmas estão em andamento e os resultados do primeiro ciclo de aprendizado foram apresentados na última semana, no auditório da Aethra, em Betim (MG), com a presença de executivos da Fiat, Fiemg e Senai, além da presidência e direção da Aethra. Os estudantes fizeram demonstração, em tempo real, de um dispositivo de dobra e repuxo que construíram para estampar o símbolo da logomarca da Aethra em aço inoxidável.

De janeiro a abril deste ano, profissionais da Aethra que atuam como instrutores do programa participaram de um treinamento na sede da Fiat Chrysler em Torino, na Itália, para atualização de métodos e técnicas. O conteúdo então é multiplicado na empresa e levado para os alunos em salas de aulas, palestras técnicas e visitas.

“Somos indústria e ser chamado por uma empresa do porte da Aethra para assumir um desafio como este é de grande valor para nós. Para os estudantes, é uma oportunidade inestimável de aprendizado poder adentrar este universo e ver como funciona uma indústria em seu dia a dia”, avalia o diretor regional do Senai-MG, Cláudio Marcassa.

Em 2018, serão formadas duas turmas para o primeiro semestre, com os processos seletivos já em andamento na Aethra. Serão 40 alunos selecionados com inícios em janeiro e março. O segundo semestre de 2018 terá outra turma com 30 alunos.



Tags: Aethra, FCA, Fiemg, ferramenteiros, curso, Senai.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência