Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
ZF cria volante para uso em carros autônomos

Tecnologia | 13/12/2017 | 19h49

ZF cria volante para uso em carros autônomos

Componente recebe comandos por gestos em uma tela central de LCD

REDAÇÃO AB

A ZF revelou um novo conceito de volante voltado para carros autônomos. O sistema incorpora controle por gestos com a ajuda de displays gráficos desenvolvidos para melhorar a comunicação entre motorista e veículo. “Este é um facilitador fundamental que fará a interface entre o veículo e o condutor. Ao mesmo tempo em que novas funções automatizadas se tornam mais comuns, tecnologias avançadas utilizadas no volante ganham importância e podem auxiliar a segurança dos condutores e o controle do veículo”, afirma o vice-presidente de engenharia de sistemas da ZF, Juergen Krebs.

O novo conceito da ZF é projetado para utilizar controle por gestos a fim de acionar diversas funções previamente escolhidas pelo fabricante do automóvel. Funciona intuitivamente utilizando alguns dos movimentos de mão utilizados com frequência em celulares e em outros dispositivos inteligentes.

Por exemplo: um toque no volante pode acionar a buzina e um “toque duplo” ou “toque e deslize” no aro pode ativar funções previstas e associadas a determinada parte do aro do volante, como ajustar a temperatura. Os gestos são atendidos e confirmados pelo display central, por displays gráficos e por sinais luminosos.

De acordo com a ZF, o volante utiliza diversas interfaces para indicar o modo de controle do veículo. Uma tela de cristal líquido de sete polegadas instalada no centro do volante indica quem está no controle, o condutor ou o próprio veículo. Além disso, uma faixa de LEDs está integrada ao aro do volante com luzes azuis para indicar o modo autônomo, brancas para o modo de direção manual e vermelhas para alerta ao motorista. Outros usos incluem luzes amarelas que indicam mudança de direção e brilhantes (ou piscando) para apontar várias situações escolhidas pelo fabricante do automóvel.

O sistema também apresenta uma gama de funções integradas de maneira inteligente ao volante. São dez sensores capacitivos no aro externo que detectam a posição que o condutor está segurando o volante, enquanto um sensor adicional no aro interno detecta se as mãos estão segurando o volante com a firmeza apropriada. A solução mostra ainda se as mãos estão ou não no volante, ajudando a deixar claro sobre quem está no comando, se é o veículo ou o condutor.

A configuração exclusiva encontrou novos desafios, pois o airbag frontal do condutor não poderia estar localizado no seu lugar tradicional, já que a tela está no centro do volante. Os engenheiros da ZF projetaram então um novo conceito de airbag, que pode ser acionado pelo aro do volante.

Tags: ZF, volante, Juergen Krebs.


Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência