Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
J.D. Power terá novo estudo no Brasil

Consultoria | 16/12/2017 | 14h02

J.D. Power terá novo estudo no Brasil

A partir de 2018 consultoria vai medir a experiência digital do consumidor

GIOVANNA RIATO, AB

A J.D. Power encerra o ano com grande expectativa para 2018. “Vamos voltar a crescer dois dígitos”, projeta Fabio Braga, diretor de operações da empresa no Brasil. Para acompanhar o novo momento do mercado, a consultoria prepara o lançamento de um novo estudo sobre as marcas automotivas do País, que por enquanto é chamado de Digital Shopper Study, para o segundo semestre. “Queremos medir o impacto da internet e do mobile no processo de compra, verificar os websites das montadoras, as interações on-line e criar um ranking de satisfação com isso”, detalha.

Segundo o executivo, a oferta de ferramentas digitais é cada vez mais relevante para o consumidor. A empresa faz outros quatro estudos no Brasil, o SSI (Sales Satisfaction Index), que mede a satisfação do cliente com o processo de venda; o CSI (Consumer Service Index), que afere o mesmo aspecto do pós-venda; o IQS (Initial Quality Study), que verifica a qualidade inicial de veículos novos, com até 90 dias de uso, e, enfim, o mapeamento da intenção de compra do cliente para os próximos seis meses.

Segundo Braga, a oferta de ferramentas digitais pela montadora, que facilite orçamentos ou agendamentos, por exemplo, é um grande propulsor da qualidade em todos os estudos. Por isso a empresa decidiu olhar mais de perto para este aspecto e entender como as marcas estão trabalhando no meio digital. “No ano que vem também pretendemos fazer um desdobramento do SSI e do CSI com foco apenas em marcas premium. Hoje o nosso estudo mede a performance apenas das montadoras de alto volume”, conta.

A ideia, aponta o executivo, é medir a performance das alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz e da inglesa Jaguar Land Rover. Antes de lançar o estudo oficial, a empresa já fez uma sondagem e Braga adianta que sim, em geral os clientes destas marcas são mais satisfeitos do que os que compram carros mais populares.

QUALIDADE ESTÁ EM EVOLUÇÃO NO BRASIL

A J.D. Power começou suas operações no Brasil no fim de 2010, divulgando os primeiros estudos em 2011. Com sete anos de experiência local, a consultoria garante que a qualidade na venda e no pós-venda está em evolução entre as marcas no País. “Tivemos os números mais altos em 2016 e 2017”, indica Braga, enumerando os estudos recentes em que a Hyundai Caoa superou a Toyota e a satisfação média teve claro aumento (veja aqui e aqui). Ele aponta que a crise pode ter sido impulso para a melhoria das montadoras.

No pós-venda, por exemplo, o executivo diz que algumas empresas não se preocupavam em atrair o cliente para fazer serviços pequenos, como uma troca de óleo. Com a queda das receitas com a venda de veículos novos, cada detalhe passou a ser valorizado. “É um modelo bem mais saudável para as concessionárias. O ideal é que a empresa cubra 80% de seus custos fixos com a venda de peças e de serviços. O pós-venda é o maior propulsor da satisfação para os clientes”, aponta.



Tags: J.D. Power, Digital Shopper Study, satisfação, venda, pós-venda.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência