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18/12/2017 | 17h30

Comerciais

Mercedes-Benz revisa 2018 para cima

Empresa espera crescimento de 30% nas vendas de caminhões


PEDRO KUTNEY, AB

Schiemer: mercado volta a crescer
Depois de verificar sensível crescimento das vendas de veículos comerciais pesados no último trimestre do ano, a Mercedes-Benz revisou para cima suas projeções para 2018. Em outubro, a direção da empresa no Brasil previa expansão de 20% nos emplacamentos de caminhões no próximo ano em comparação com 2017, este mês aumentou o porcentual em 10 pontos, para 30%. Para chassis de ônibus a estimativa é mais comedida, elevando a expectativa de avanço de 12% para 15%. “Ainda existem incertezas no horizonte, não está tudo certo, mas os últimos meses nos indicam um aquecimento consistente do mercado, que tem demanda reprimida e deve continuar a crescer em 2018”, avalia Philipp Schiemer, presidente da companhia no Brasil e América Latina. O executivo espera que o desempenho da Mercedes seja igual e até um pouco superior ao do mercado.

Schiemer reforça que a aposta em crescimento maior está amarrada na continuação da política econômica de austeridade fiscal e aprovação de reformas, em especial a da Previdência, além de disputa eleitoral longe de agendas populistas. “Independentemente de quem serão os candidatos à Presidência do País, vão ter de enfrentar a realidade, que é a necessidade de colocar as contas em dia para manter a economia equilibrada”, espera, com projeção de expansão do PIB entre 2,5% e 3% em 2018. O executivo lembra ainda que a acentuada queda dos juros deve ser melhor percebida nos próximos seis meses, contribuindo para aquecer a economia.

Nos últimos meses de 2017 a Mercedes-Benz comemorou o fechamento de negócios vistosos, como a venda de mil ônibus urbanos e rodoviários para o Grupo Constantino e 905 micro-ônibus para a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, além de mais de 400 caminhões pesados, incluindo 150 Actros para o transporte de grãos da Transportadora Transoeste, de Rondonópolis (MT), 154 veículos para o Grupo Raízen e 100 outros para a Risa, que opera no transporte de combustíveis no Nordeste. A maioria desses veículos nem será emplacada em 2017 e só deverá impactar nos resultados do início de 2018. “O importante é que esses negócios confirmam o reaquecimento do mercado e nos trazem fôlego estra para começar o próximo ano”, diz Schiemer.

Apesar dos sinais positivos deste último trimestre, não houve tempo suficiente para compensar as vendas fracas dos demais meses, por isso o resultado de 2017 seguirá no campo negativo. A Mercedes-Benz estima fechar o ano com 14,5 mil caminhões emplacados, o que significará retração de 4% sobre 2016. O desempenho é bem pior para ônibus: a projeção de 6 mil unidades se traduz em queda de 26% na comparação com o ano anterior. Ainda assim, com esses números a marca conseguirá manter a liderança apertada do mercado nacional de caminhões, com participação de 28% a 29%, enquanto no segmento de ônibus o primeiro lugar é bem mais folgado, com 54% de market share.

AJUDA DA EXPORTAÇÃO

As exportações de 7,5 mil caminhões Mercedes-Benz em 2017 representam crescimento de 34% sobre 2016. Somando com 6,5 mil ônibus (volume estável em relação ao ano passado), os 14 mil veículos que a empresa calcula embarcar no total para outros países este ano vão responder por cerca de 40% da produção da Mercedes-Benz no Brasil este ano, avanço bastante expressivo em comparação com os 10% de 2014.

“Há muito tempo não se via números tão bons de exportação. Crescemos em quase todos os mercados”, explica Schiemer, citando aumento de 33% nos volumes vendidos este ano na Argentina (5,7 mil unidades), onde a Mercedes lidera o mercado de caminhões com 26% de participação e o de ônibus com 67%, além de expressivos crescimentos no Chile (+44% com 859 veículos) e no Peru (+24% e 458 vendas). Justamente por causa do grande avanço externo em 2017, o executivo estima que as exportações devem se estabilizar em 2018, “mas o foco em vender mais no exterior é algo que veio para ficar”, garante.

O mercado externo foi fundamental para recuperar os níveis de atividade no Brasil. A fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com 7 mil empregados, hoje opera em um turno completo e já negociou com o sindicato o trabalho extra em 11 sábados até abril próximo. Os 120 afastados em layoff retornaram ao trabalho, 86 aprendizes serão incorporados ao trabalho em janeiro. Na planta de Juiz de Fora (MG) foram feitas 85 novas contratações, que se juntam aos 700 funcionários da unidade. As férias coletivas de fim de ano, entre dezembro e janeiro, terão 16 dias, contra 23 dias um ano atrás.

No início do ano a fábrica do ABC Paulista produzia cerca de 120 veículos por dia e a ociosidade estava em torno de 60%. Agora caiu para menos de 50% com a produção de 160 unidades/dia. Se as demandas doméstica e externa continuarem em expansão e as incertezas do horizonte forem dissipadas, Schiemer não descarta a retomada do segundo turno. “Talvez isso seja necessário em algumas áreas, mas antes de tomar essa decisão precisamos ter certeza de tudo seguirá evoluindo positivamente”, resume.

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