NOTÍCIAS
02/01/2018 | 13h30

Mercado

Os 100 carros mais vendidos de 2017

Líder de ponta a ponta, o Onix é mais uma vez o mais emplacado


JOEL LEITE, PARA AB

Chevrolet Onix dominou o mercado brasileiro em 2017
Para quem acompanhou o mercado automobilístico durante o ano, a liderança do Chevrolet Onix em 2017 não representa nenhuma surpresa. Ao contrário, a cada balanço mensal, o hatch da GM cravava os números da liderança e ia confirmando, mês a mês, sua condição de carro mais vendidos no Brasil.

Mesmo assim, o balanço final de vendas revela um formidável desempenho do carro que, também este ano, recebeu o Selo Maior Valor de Revenda da Autoinforme, como o hatch compacto que menos perde valor no mercado brasileiro. O Onix vendeu 188.663 unidades, colocando mais do que 83 mil carros na frente do segundo colocado, o Hyundai HB20, que ficou com 105.544. Onix e HB20 foram os únicos que passaram dos 100 mil emplacamentos no ano.

O Ford Ka foi crescendo durante o ano e fechou 2017 como o terceiro mais vendido, com 94.896 unidades e bem à frente do Volkswagen Gol, que ficou em quarto (73.921), mostrando que não está morto: o ex-líder absoluto de vendas teve um comportamento inconstante durante o ano, mas confirmou admirável presença no mercado com esse quarto lugar.

Com 68.991 unidades, outro da GM, o Chevrolet Prisma teve importante contribuição nas vendas da fabricante, que por isso fechou o ano como líder absoluta do mercado brasileiro com mais de 100 mil unidades à frente do concorrente mais próximo (leia aqui). A Renault manteve o Sandero entre os mais vendidos, com 67.349 unidades e na sexta posição, enquanto a Toyota confirmou a liderança no segmento dos sedãs médios. O Corolla vendeu 66.195 unidades no ano e ficou a sétima posição.

Se saiu da briga pelas primeiras posições, onde esteve presente nos anos anteriores, a Fiat, por outro lado, foi a única marca a garantir três carros entre os dez primeiros do ranking. A picape Strada (54.866), o compacto Mobi (54.271) e outra picape, a Toro (50.730), fecham a lista dos dez mais de 2017.

Mas os destaques não param por aí. Na lista dos 100 mais vendidos em 2017 destaca-se a presença dos utilitários esportivos, como o Jeep Compass, décimo-primeiro colocado, o Honda HR-V em décimo-segundo e o Hyundai Creta em décimo-quinto. O Jeep Renegade fechou o ano em décimo-oitavo e o Nissan Kicks em vigésimo-segundo.

Vale destacar também o desempenho do Fiat Argo na décima-sétima posição, do Renault Kwid na trigésima-sexta colocação e do Volkswagen Polo, que com pouco mais de um mês de venda vendeu 9.518 unidades.

Veja abaixo a lista dos 100 carros e comerciais leves mais vendidos em 2017



____________________________________________________
Este texto foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
joelleite@autoinforme.com.br

Comentários: 3
 

Gian
02/01/2018 | 15h40
Que quadro triste de imbecilidade ! ... O carro MAIS INSEGURO do Brasil e também o mais vendido. Prova que esse povo não se importa consigo mesmo, quem dirá no convívio coletivo !!!! Isso explica também o porquê da nossa política miserável e corrupta ... LAMENTÁVEL CONCLUSÃO. Fatos esses não relativos a matéria, porém que são concluídos à partir desses números também ... E que venha 2018 com preços abusivos e carros mais carroças, afinal é isso que esse povo quer (e merece!).

josé Francelino Neto
03/01/2018 | 22h18
Onix bom carro.

Gian
08/01/2018 | 11h38
Desculpe José F. , a conclusão da Latin NCAP ainda me vale mais que todos os usuários que compraram o Onix. NÃO É UM CARRO SEGURO, portanto não deve ser considerado um "bom" carro se o quesito básico, SEGURANÇA, não é dos melhores !

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:


QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 16/01/2018
Quem liderou os principais segmentos em 2017

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement
Advertisement Advertisement
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
QUALIDADE | 01/12/2017
Envolver e motivar colaboradores é essencial para gerar bons resultados
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
INOVAÇÃO | 19/01/2018
Há alguns obstáculos para fazer dar certo a relação entre elefantes e formiguinhas
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
DE CARRO POR AÍ | 22/01/2018
Salão de Detroit sedia apresentações globais direcionadas aos EUA
AUTOINFORME | 10/01/2018
Só três dos 15 mais importados não são utilitários esportivos
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório