NOTÍCIAS
10/01/2018 | 17h30

Mercado

Mercedes-Benz domina vendas de ônibus, mas perde espaço

Chassis Volksbus ganham participação; Iveco e Scania também


PEDRO KUTNEY, AB

A Mercedes-Benz continua a ter amplo domínio do mercado nacional de chassis de ônibus, responsável por mais da metade dos negócios em 2017, mas também foi a que mais perdeu terreno: a participação da empresa caiu quase 3,3 pontos porcentuais de um ano para outro, para 51,1%. No ano em que as vendas de chassis finalmente voltaram a crescer, com expansão média de 5,3% sobre o fraco resultado de 2016, a Mercedes apurou leve queda de 1%, com pouco mais de 6 mil unidades vendidas.

O principal tomador de mercado da Mercedes em 2017 foi sua maior concorrente, a MAN Latin America, que vendeu quase 2,2 mil chassis Volksbus, 21% mais do que em 2016, e assim ganhou 2,4 pontos porcentuais de participação, agora em 18,5% na vice-liderança do segmento. No ano passado, a marca foi bem-sucedida em diversas renovações de frotas de ônibus urbanos, sua maior especialidade.

Especialista no fornecimento de chassis para ônibus urbanos médios e micro-ônibus, a gaúcha Agrale registrou expressiva queda de 7,6% nas vendas de 2017, mas as 1,45 mil unidades comercializadas foram suficientes para sustentar a empresa na terceira posição do mercado, com participação de 12,3%, ainda que 1,7 ponto menor do que em 2016.

Na quarta colocação, a Iveco quase tomou o lugar da Agrale, com pouco mais de 1 mil chassis vendidos que compensaram a forte retração de 2016 com crescimento de quase 46% em 2017. Graças à ampliação da linha de produtos, a Iveco Bus ganhou 2,5 pontos de participação, que subiu para 9%.

Com 4,4% de participação no mercado total de chassis e maior especialização na linha de ônibus rodoviários, a Scania ganhou 1,8 ponto de market share, subiu ao quinto posto do segmento e as 522 unidades negociadas significaram forte ampliação de 78% nas vendas. Embora o porcentual seja vistoso, significa apenas uma leve recuperação sobre o baixíssimo volume de 2016, quando a Scania vendeu só 293 chassis.

A também sueca e principal concorrente Volvo fez o caminho contrário, teve expressiva baixa de 47% nas vendas de chassis de ônibus, com apenas 341 unidades negociadas, o que fez a participação da empresa cair quase três pontos porcentuais em 2017, para 2,9%. Com isso a Volvo trocou de lugar com a Scania no mercado de ônibus, descendo à sexta colocação do ranking do setor.


Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:


QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 16/01/2018
Quem liderou os principais segmentos em 2017

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement
Advertisement Advertisement
INOVAÇÃO | 18/12/2017
Se quiser continuar vendendo veículos, indústria precisará pensar além do produto
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
AUTOINFORME | 10/01/2018
Só três dos 15 mais importados não são utilitários esportivos
QUALIDADE | 01/12/2017
Envolver e motivar colaboradores é essencial para gerar bons resultados
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
DE CARRO POR AÍ | 12/01/2018
Que tal pagar uns R$ 64.000 pela versão Precision, 1.8, automática?
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro