Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Com nova linha Cargo Power, Ford mira liderança em caminhões médios 6x2
Com Cargo Power 2431, Ford quer voltar aos 20% de participação no mercado de 6x2

Lançamentos | 10/04/2018 | 19h30

Com nova linha Cargo Power, Ford mira liderança em caminhões médios 6x2

Versão 2019 traz motor Cummins ISB 6.7 agora com 306 cv de potência

SUELI REIS, AB | De Tatuí (SP)

A Ford lança a Linha Cargo Power 2019, que carrega novo nome em referência ao motor Cummins ISB 6.7, que recebeu várias modificações para elevar a potência, agora em 306 cv, além de eficiência e produtividade. A família traz seis caminhões (veja lista abaixo), entre médios e pesados com capacidade de 17 a 31 toneladas de peso bruto total (PBT) e trações de 4x2, 6x2, 6x4 e o inédito 8x2. O primeiro disponível na rede de concessionárias é o 2431 6x2, com transmissão manual de nove marchas ou a opção automatizada Torqshift, de dez velocidades. Os demais chegam ao longo deste mês.

O modelo 2431, um trucado estradeiro, é o carro chefe da linha e com ele a empresa aposta todas as suas fichas para recuperar participação na categoria 6x2. Em 2017, a Ford ficou na terceira posição no mercado de caminhões médios 6x2, com 17% de share ao vender 768 unidades, atrás do líder VW Constellation 24.280, com 1.661 unidades, e do vice-líder Mercedes-Benz Atego 2426, com 783. Com ele, a família de médios 6x2 2019 da marca conta com quatro opções, o Cargo 2423 e Cargo 2429, ambos com câmbio manual de seis marchas, e o novo Cargo 2431, na versão manual de 9 marchas e o câmbio automatizado Torqshift de 10 velocidades.

“Vamos brigar pela liderança, não no curto prazo, é um trabalho para o médio prazo, mas não será este ano. Sabemos que há oportunidades de crescer e agora com mais versões, queremos retomar o espaço que já foi nosso”, afirma o diretor de vendas e marketing da Ford Caminhões no Brasil, Oswaldo Ramos, se referindo à participação de 20% que a marca detinha entre 2011 e 2012, antes da chegada do Euro 5.

Nova linha Cargo Power 2019:
Cargo Power 1731 rígido
Cargo Power 1731T cavalo-mecânico
Cargo Power 2431 6x2 com transmissão manual ou automatizada Torqshift
Cargo Power 2631 6x4
Cargo Power 3131 6x4
Cargo Power 3031 8x2

NOVO TREM DE FORÇA


Segundo o líder do projeto do novo motor gerente de engenharia do trem de força, Nelson Palmerio, as modificações no ISB 6.7, feitas em parceria com a Cummins, nasceram a partir do pedido dos clientes. Ele conta que uma pesquisa da montadora mostrou que quando questionados sobre o que estavam precisando do veículo, as respostas mais relevantes apontaram para maior agilidade, mais rapidez e maior fôlego.

“No entanto, o que fizemos não foi simplesmente colocar mais potência e torque, estamos entregando mais produtividade”, afirma Palmerio, quando se refere aos resultados obtidos com o motor modificado.

Em um projeto que começou há dois anos, diversos componentes foram aprimorados a fim de manter sua durabilidade e não comprometer a eficiência. Ganharam especial atenção o turbo, agora com carcaça e rotor projetados para trabalhar com maior pressão, o que melhora a resposta do motor em retomadas; o filtro de ar, com maior capacidade de vazão; novos bicos injetores e software eletrônico reprogramado. Além disso, o sistema de refrigeração foi redimensionado, com novo ventilador e intercooler. O trem de força também conta com nova calibração na transmissão e adequação da embreagem; soma-se a isso a nova série de cardã e eixo traseiro específica para a linha.

Neste período, a montadora contabilizou mais de 6 mil horas de desenvolvimento, incluindo as horas de testes para validação (3,9 mil horas), além de 400 mil quilômetros entre desenvolvimento e testes de durabilidade, feitos no Brasil e também em outros países da América do Sul, como Chile e Colômbia, onde a linha Cargo Power 2019 também será vendida.

“O resultado é um novo motor de 306 cv de potência, 16% mais torque e quase 2% de redução no consumo de combustível”, reforça Palmerio. “Evoluímos e descobrimos oportunidades ao refiná-lo: consumo ainda melhor que a versão anterior [de 290cv], mais produtividade, mais torque e mais potência.”

NOVIDADES PARA O PÓS-VENDA


Com o novo Cargo Power 2019, a Ford também incrementa seus serviços de pós-venda e lança algumas novidades: a nova tecnologia de diagnóstico remoto: toda a rede receberá um kit composto por um celular especial e um capacete com câmera para transmitir, em tempo real, as condições do veículo parado na oficina, que serão feitas por um mecânico treinado que entrará em contato diretamente com a engenharia de serviço da montadora, alocado na fábrica. Também está lançando o pacote de manutenção para a linha Cargo Power, com os três planos: básico Class, que inclui revisões, o intermediário Plus, com revisões e itens de desgaste, e o topo de linha Prime completo, com redução de 10% do valor na comparação com os preços praticados para os modelos anteriores.

Todos os veículos da linha 2019 também terão o FordTrac Telemetria ativado de fábrica. Além disso, a fim de alavancar as vendas já no início da oferta do novo Cargo 2431 6x2, a Ford oferecerá o modelo com o novo motor de 306 cv pelo mesmo preço da versão anterior, de 290 cv, para as primeiras 500 unidades. Para apoiar a venda, a montadora dispõe do programa de financiamento CDC Subsidiado, com toda a linha 6x2 com taxa de 0,96%, prazo de 48 meses e 20% de entrada com 90 dias de carência.



Tags: Ford, caminhão, caminhões, Cargo, Cargo Power, motor, 6x2, caminhão médio.

Comentários

  • Rosaneferreira de melo

    Fordé Ford ! o Resto é só Vontade. caminhão Ford é o Sonho de consumo do meu Marido.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência