Depois de oito dias de produção parada, os trabalhadores puseram fim à greve e voltaram ao trabalho na fábrica da Mercedes de São Bernardo do Campo (SP). Os metalúrgicos aceitaram novas propostas da montadora em assembleia na manhã de quinta-feira, 24.
Apesar de atender boa parte das reivindicações, a montadora abrirá um Programa de Demissão Voluntária (PDV) aos mensalistas (funcionários dos setores administrativos), o que revela que a intenção de demitir, um dos motivos que levaram à greve, era verdadeira. A Mercedes confirma a intenção, sem revelar quando se inicia o PDV nem quantos funcionários quer atingir. É provável que sejam 340, como informado pelo sindicato no primeiro dia da greve.
Sobre o acordo, os trabalhadores terão os salários corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais 1,5% de aumento real e abono de R$ 2,5 mil. Esse acordo vale para 2018 e 2019. Ficou acertado também o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) em duas parcelas, a primeira em junho e a segunda em dezembro. O valor do benefício não foi informado pelo sindicato nem pela montadora.
O entendimento entre a Mercedes e os metalúrgicos prevê para 2019 a correção da PLR pela inflação, mais 1,5% de aumento real. De acordo com o sindicato do ABC, a Mercedes também manteve a estabilidade aos trabalhadores lesionados, entre outras garantias estipuladas nas chamadas “cláusulas sociais” que compõem os acordos sindicais. E os metalúrgicos concordaram em compensar os dias de greve.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
Sindicato acusa empresa de esconder número real de demitidos, que envolve fornecedores que trabalham dentro da fábrica e empresas satélites
PEDRO KUTNEY, AB