Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de veículos usados avançam 2,8% em cinco meses

Mercado | 05/06/2018 | 17h07

Vendas de veículos usados avançam 2,8% em cinco meses

Transferências somam 4,42 milhões de unidades, entre leves e pesados

REDAÇÃO AB

O volume de vendas de veículos usados avançou 2,8% nos cinco meses fechados de 2018 em comparação com igual período do ano passado. Dados da Fenabrave, que reúne o setor de distribuição, apontam que o total de transferências atingiu as 4,42 milhões de unidades no período, considerando os negócios realizados para automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. As transferências de motos cresceram de forma mais tímida, com leve aumento de 1,6% também no comparativo anual, para pouco mais de 1,16 milhão de unidades.



- Faça aqui o download dos dados de usados da Fenabrave
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



Em maio, o volume ficou em 953,5 mil veículos (exceto motos), o que representou um aumento de 3% sobre o resultado de abril, quando 925,7 mil veículos trocaram de dono. No entanto, o resultado de maio para o setor de usados ficou 4% abaixo do apurado em mesmo mês do ano passado.

Para a Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, que também divulga os mesmos dados do setor de usados, o desempenho menor no comparativo anual de maio pode ser reflexo do impactado causado pela greve dos caminhoneiros. A entidade avalia que apesar disso, as vendas de usados voltaram a um nível satisfatório: “O retorno do mercado aos patamares tradicionais parece estar se consolidando pela sequência de resultados registrados nos últimos meses”, enfatiza o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos.

Por segmento, todos apresentaram variação positiva no acumulado do ano, menos ônibus, cujas vendas de usados na soma de janeiro a maio recuou 5,2% sobre iguais meses de 2017 ao encerrar o período com pouco mais de 19,3 mil chassis transferidos. Todos os demais cresceram na casa dos 2% no comparativo anual, com destaque para o segmento leve: automóveis encerraram os cinco meses do ano com um total de 3,7 milhões de carros usados vendidos, alta de 2,9% sobre os 3,59 milhões apurados há um ano.

Comerciais leves cresceram na faixa dos 2,2%, para 4,2 milhões. Com isso, o segmento leve somou aumento de 2,8% no período.

No caso dos pesados, embora o setor de caminhões usados tenha evoluído 2,8% no ano, com pouco mais de 137,2 mil unidades, a queda das vendas de ônibus usados fez com que o segmento pesado apresentasse crescimento de apenas 1,7% no ano.



Tags: Vendas, usados, Fenabrave, caminhões, automóveis.

Comentários

  • JulianoPiovan

    Atuono estado de SP e, fico indignado por ainda existir a obrigação de transferência para as revendedoras. “Logistas”. Acredito que hoje, teriamos força para mudar isso, pois seria de extrema ajuda ao setor.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência