Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Elétricos | 08/06/2018 | 19h14

Honda e GM se unem para desenvolver baterias

Acordo visa a criação de novos componentes químicos, incluindo células e módulos

REDAÇÃO AB

A Honda e a General Motors anunciam um acordo para o desenvolvimento conjunto da próxima geração de baterias a serem utilizadas em carros elétricos de ambas. As empresas se comprometeram para a criação de novos componentes químicos de baterias, incluindo células e módulos, como forma de acelerar a eletrificação de suas linhas. Segundo comunicado conjunto divulgado na sexta-feira, 8, a próxima geração de baterias deverá fornecer maior capacidade de energia, ao mesmo tempo em que serão menores e mais ágeis na recarga.

Será utilizado como base a próxima geração do sistema de bateria da GM, cujos módulos também serão utilizados pela Honda. Segundo as empresas, esta colaboração proporcionará economia de escala e eficiência global de manufatura. Esta é a segunda vez que as empresas se unem pela eletrificação: GM e a Honda já têm um histórico de acordo, tendo formado a primeira joint venture do mercado para produção de um sistema avançado de célula de combustível a hidrogênio até 2020. As equipes de desenvolvimento já trabalham de forma integrada para oferecer uma solução comercial mais acessível para o sistema de armazenamento de células de combustível e hidrogênio.

As duas montadoras não elaboraram o cronograma além de afirmar que é um contrato plurianual. Atualmente, o esforço de eletrificação da Honda tem sido extremamente limitado devido ao foco da empresa em células a combustível de hidrogênio. Quanto à GM, a montadora promete vários novos veículos elétricos: no ano passado, anunciou a expansão de seus planos para carros elétricos com a adição de dois novos modelos baseados na plataforma do Bolt EV para os próximos dezoito meses e depois mais 18 veículos elétricos em novas plataformas nos próximos 5 anos. Por ora, o Bolt EV é o seu único veículo totalmente elétrico em produção e as baterias são fabricadas pela LG Chem.

“Além da nossa parceria para o desenvolvimento e produção de células de combustível, esta colaboração para componentes de bateria nos permitirá dar um novo passo em direção à realização de uma sociedade sustentável”, disse o chefe executivo da operação de automóveis e managing officer da Honda, Takashi Sekiguchi.

“Nossa experiência de décadas e investimentos estratégicos em eletrificação, juntamente com o compromisso da Honda em promover o avanço da mobilidade, resultarão em melhores soluções para nossos clientes e um progresso em nossa visão de emissões zero”, comenta o vice-presidente executivo de desenvolvimento global de produtos, compras e cadeia de suprimentos da GM, Mark Reuss.



Tags: Honda, GM, baterias, acordo, carro elétrico.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência