Em meio à reorganização em curso de suas operações globais fora da Coreia, a Hyundai anunciou na segunda-feira, 18, a criação de novas divisões regionais que causam mudanças na direção da empresa no Brasil. Yong-woo Lee, melhor conhecido entre os brasileiros por seu primeiro nome ocidental William Lee, vai deixar o comando da operação brasileira, onde está desde 2013. Ele foi nomeado vice-presidente executivo da recém-criada divisão Hyundai Motor North America, que será dirigida por Lee a partir de 2 de julho.
A Hyundai Motor Brasil informa que o substituto de Lee só será conhecido somente na semana que vem. Não se sabe ainda se a operação brasileira será transformada em divisão mais ampla América do Sul, com a indicação de um vice-presidente executivo para dirigi-la, como está ocorrendo em outras regiões sob a nova estratégia global do grupo coreano.
Na segunda-feira foram estabelecidas três novas divisões regionais: além da Hyundai Motor North America Headquartersque será dirigida por Lee, também foram criadas a Hyundai Motor Europe Headquarters e a Hyundai Motor India Headquarters. Segundo a companhia, a reorganização dará maior autonomia às regiões em todos os aspectos, de planejamento de produtos, finanças, manufatura ao marketing e vendas, para responder mais rapidamente às demandas dos clientes e assim garantir o crescimento global da companhia.
No período de cinco anos que passou no Brasil, Lee dirigiu a subsidiária da Hyundai que registrou o maior crescimento porcentual de vendas entre todas as operações da companhia no mundo, com 202 mil carros vendidos em 2017 e 81 mil nos primeiros cinco meses deste ano, que garante a marca coreana entre as cinco maiores do País. Agora Lee assumirá divisão bem maior, que inclui as unidades comerciais da Hyundai nos Estados Unidos, no Canadá e México, além de uma fábrica no Alabama.
Na Europa, a divisão já existente HME vai expandir suas atribuições para além da representação comercial nos países da região. A Hyundai Motor Europe Headquarters também terá sob seu guarda-chuva duas fábricas, uma própria na República Tcheca e outra na Turquia, onde mantém a joint venture Hyundai Assan Otomotiv Sanayi Ve Ticaret (HAOS). Dong-woo Choi, que atualmente é chefe de operações europeias sediado na matriz em Seul, foi promovido a vice-presidente executivo da nova divisão.
Hyung-cheong Kim, que dirigia a Hyundai Motor Europe (HME), será agora vice-presidente executivo da Divisão de Operações Globais, em Seul, onde serão centralizados os resultados das unidades fora do país de origem do grupo.
A companhia também criou uma divisão com maior independência na Índia para acelerar seu crescimento no país. O atual diretor geral da Hyundai Motor India, Young-key Koo, permanece no posto, agora como vice-presidente executivo.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
Executivo vem da Reed Exhibitions, onde nos últimos seis anos foi responsável pela organização das principais feiras do setor automotivo no Brasil, como Salão do Automóvel e Fenatran
REDAÇÃO AB
Novo corpo de executivos tem 45 cargos divididos em posições globais, comando de regiões e marcas o grupo, além de nove comitês de gestão
PEDRO KUTNEY, AB