Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 19/06/2018 | 18h44

Volkswagen e Ford anunciam aliança global

Empresas assinaram acordo para fazer veículos comerciais que poderá ser aprofundado nos países onde atuam

REDAÇÃO AB

O Grupo Volkswagen e a Ford Motor Company farão o desenvolvimento e produção de uma linha de veículos comerciais e de outros possíveis segmentos como forma de fortalecer a competitividade de ambas as corporações. As empresas assinaram na terça-feira, 19, um memorando de entendimento que terá desdobramento nos principais mercados onde atuam, incluindo o Brasil. Segundo comunicado das empresas, no momento a aliança não envolve acordos acionários, portanto não há compra de participações cruzadas entre os dois grupos.

"A Ford está empenhada em melhorar sua qualificação e alavancar modelos de negócios adaptativos, que incluem trabalhar com parceiros para melhorar a eficiência", afirma Jim Farley, presidente de mercados globais da Ford, em comunicado oficial divulgado pela Volkswagen em diversos países e idiomas, inclusive em português no Brasil.

"Essa potencial aliança com o Grupo Volkswagen é mais um exemplo de como podemos nos tornar mais ajustados como negócio, criando ao mesmo tempo um portfólio global de produtos e expandindo nossas capacidades”, acrescentou Farley. “Vamos analisar de agora em diante com a equipe da Volkswagen como trabalhar juntos para atender às necessidades dos clientes de veículos comerciais; e muito mais", antecipa.

Para Thomas Sedran, diretor de estratégia do Grupo VW, as demandas de mercado estão se modificando rapidamente e tanto Ford como VW já têm posições fortes e complementares em diferentes segmentos de veículos comerciais. “Para se adaptar a um ambiente desafiador, é muito importante ganhar flexibilidade por meio de alianças. Este é um elemento central da Estratégia 2025 do Grupo Volkswagen. A potencial colaboração industrial com a Ford é vista como uma oportunidade para melhorar a competitividade global das duas companhias”, afirma Sedran no mesmo comunicado.

As empresas afirmam que irão atualizar as informações e divulgar detalhes a respeito da parceria global à medida que as conversações progredirem.

Ao ler o comunicado, impossível deixar de lembrar que as duas companhia já fizeram uma associação antes nascida no Brasil. Entre 1987 e 1996 Ford e Volkswagen trabalharam juntas na Autolatina, que englobou as atividades industriais das montadoras no Brasil e na Argentina. Esse acordo teve como resultado o compartilhamento de projetos de automóveis e motores.



Tags: Volkswagen, Grupo VW, Ford, Ford Motor Company, Jim Farley, Thomas Sedran.

Comentários

  • EdsonVaz

    Vejocom bons olhos esta aliança que além do fortalecimento das empresas aliadas, o Consumidor será o maior beneficiado, como aconteceu no passado. Entre 87-96 A Ford, com mais conforto incorporou em seus veículos os motores VW. Na época. Adquiri o Escort com o Motor do. GOLF. Parabéns pelo retorno da iniciativa e que os ERROS do passado não se sejam aplicados no presente (Ex. Lançamento do APOLO e VERSALHES

  • ItamarRodrigues

    Trabalheino grupo VW desde o lançamento do 1º caminhão da marca, que foi em 1980,e no ano de 1987 iniciaram-se as negociações para a fusão com a FORD, que foi denominada Autolatina, porem seus lançamentos com a chamada " PLATAFORMA COMUNIZADA " como os ( vw logus e pointer ), que eram produzidos na planta da FORD assim como os mistos (verona e apolo); e na planta VW os veiculos ( versales e royale ) que seguiam a plataforma do ( santana e santana quantum) , no entanto estes lançamentos na epoca não foram muito aceitos no mercado, haja visto que tiveram vida curta, alem disso houveram muitos problemas internos como, divergencias de gestão desde as diretorias ate o chão de fabrica em que resultou em muitas demissões e até fechamento de fabrica. Sai do grupo Autolatina em novembro de 1994 e ja havia rumores de que esta união ja não estava indo como planejado, por fim , alguns meses depois , esta união foi desfeita . Retornei ao grupo VW em 2007, no qual ainda trabalho, que é na minha opinião uma ótima empresa, porém infelizmente ainda existem muitos problemas de gestão como : muita demora para entrega de veiculos , mau atendimento nas concesionárias princialmente quando se trata de funcionário da marca , mas ainda sim, temos um dos melhores sistema de qualidade do produto do mercado internacional, no qual trabalhei por muito anos e que me orgulho muito, mas ainda temos muito o que melhorar para termos exito nesta nova fuzão. Sabedoria, Planejamento e Sorte.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência