Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo BMW adota tomografia no desenvolvimento de protótipos

Tecnologia | 30/07/2018 | 15h47

Grupo BMW adota tomografia no desenvolvimento de protótipos

Tecnologia ajudará a controlar a qualidade dos veículos desde os estágios iniciais

REDAÇÃO AB

O Grupo BMW adotou de forma pioneira a tomografia computadorizada para o desenvolvimento, produção e análise de protótipos. Com a tecnologia, a qualidade dos veículos do grupo (BMW, Mini e Rolls-Royce) poderá ser controlada desde os estágios iniciais de desenvolvimento.

As imagens digitalizadas são obtidas por quatro robôs que se movem ao redor do protótipo, produzindo uma grande quantidade de fotos. Estas são utilizadas para exames detalhados de inovação, materiais e tecnologias.

Até agora os veículos tinham de ser desmontados para análise. Com a tomografia computadorizada eles permanecem intactos. O novo sistema está instalado no centro de pesquisa e inovação da fábrica da BMW de Munique, na Alemanha.

A empresa vem usando capturas de tomografia computadorizada e raios-X para verificar as peças do veículo há muitos anos, mas o novo sistema gera análises ainda mais precisas. Esse nível de detalhe é necessário para verificação de soldas, partes parafusadas e a condição da carroceria antes e depois da pintura. Os resultados da varredura servem de base para modificações direcionadas à produção em série.

A digitalização das imagens é realizada por quatro robôs, que agem de forma coordenada. Quando o veículo está em posição no sistema, esses robôs se movem em torno dele. Os dados coletados são colocados em um programa de computador que calcula uma imagem tridimensional de várias camadas. Isso forma a base para uma análise detalhada do funcionamento interno do veículo, oferecendo informações sobre objetos tão pequenos quanto 100 mícrons, largura aproximada de um fio de cabelo.

Os engenheiros também realizam pesquisas para determinar até que ponto a inteligência artificial pode ser usada para avaliar descobertas feitas a partir da grande quantidade de dados processada.



Tags: BMW, Mini, Rolls-Royce, tomografia computadorizada, raios-x.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência