Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Nissan March oferece pouca proteção para adultos, atesta Latin NCAP

Segurança | 01/08/2018 | 17h52

Nissan March oferece pouca proteção para adultos, atesta Latin NCAP

Modelo recebeu apenas uma estrela em testes de colisão

REDAÇÃO AB

O Nissan March, compacto feito pela montadora tanto no Brasil quanto no México, recebeu uma estrela no quesito segurança de adultos em uma escala que vai de zero a cinco e na qual cinco representa a melhor nota. Para proteção de crianças, o modelo recebeu nota um pouco melhor, representado por duas estrelas. Os resultados dos testes de colisão foram divulgados pelo Latin NCAP, Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e Caribe, na terça-feira, 31 (veja vídeo do teste no fim do texto).

O Latin NCAP lembra que o March foi avaliado em 2015 e auditado em 2016: por meio do protocolo anterior sua qualificação para a proteção de ocupantes adultos tinha sido reduzida de quatro para três estrelas.

Neste 2018, como vem realizando com outros modelos, o programa estendeu a avaliação do compacto da Nissan para analisar como o veículo se desempenhava sob o novo protocolo que agora inclui impacto lateral.

Em seu relatório de avaliação, o Latin NCAP atesta que no teste de colisão frontal, a compressão do peito do ocupante adulto foi alta e a estrutura se mostrou instável, o que contribuiu para a nota baixa. No impacto lateral, o peito recebeu proteção denominada marginal. A falta de lembrete de cinto de segurança (SBR) como item de série também contribuiu para a baixa pontuação. O March não oferece ancoragens Isofix como equipamento de série; portanto, os sistemas de retenção infantil (SRI) foram instalados utilizando os cintos de segurança que mostraram, junto com os SRIs selecionados, proteção limitada para os ocupantes, fato que explica as duas estrelas para a proteção de crianças.

“É alentador encontrar mais modelos compactos com boa proteção infantil e com o potencial para oferecer boa proteção aos passageiros adultos como padrão. Continua a nos preocupar o baixo nível de proteção proporcionado por um dos carros mais vendidos como é o Nissan March. É promissor saber que os fabricantes de veículos estão comprometidos em melhorar um modelo após mostrar o resultado do teste do Latin NCAP. A informação independente dada aos consumidores se tornou uma ferramenta muito poderosa e eficiente, que já está impulsionando o mercado latino-americano para ter veículos mais seguros”, afirmou o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.

Nesta quarta série de resultados divulgados pelo Latin NCAP este ano, o programa também apresentou os dados dos testes do Mazda 2, fabricado no México e que não é vendido no Brasil. O veículo recebeu duas estrelas no quesito segurança para adultos e três estrelas para a proteção de crianças.



Tags: Nissan, March, segurança, Latin NCAP, colisão, teste.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência