Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Produção de motos em julho é a segunda melhor do ano

Balanço | 13/08/2018 | 15h10

Produção de motos em julho é a segunda melhor do ano

Acumulado de 2018 registra 591 mil unidades montadas em Manaus e alta de 19,3%

REDAÇÃO AB

A produção de motos registrou 96,3 mil unidades em julho. Foi o segundo melhor mês do ano e resultou em uma grande alta de 92,1% sobre junho, quando alguns fabricantes anteciparam suas férias coletivas como consequência da greve dos caminhoneiros.

Outro motivo para o crescimento mensal é que a Abraciclo, associação que reúne as fabricantes, incluiu pela primeira vez os números da JTZ, uma nova associada que montou em julho 1,7 mil motos e scooters das marcas Haojue e Kymco. Sem a novata, a alta sobre junho teria sido de 88,7%. No acumulado do ano foram produzidas em Manaus 591 mil motos, resultando em alta de 19,3% sobre os mesmos sete meses do ano passado.



- Faça aqui o download dos dados da Abraciclo
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



A Abraciclo atribui o crescimento do mercado de duas rodas ao aumento na oferta de crédito e também aos consórcios (leia aqui). As vendas no atacado (das fábricas às concessionárias) somaram em julho 88,8 mil unidades, o que resultou em crescimento de 74,6% sobre junho. Assim como ocorreu com a produção, o salto também foi motivado pela greve no setor de transporte rodoviário e pela entrada da JTZ. Excluídas as 949 unidades repassadas pela nova marca, o crescimento sobre junho seria de 72,6%.

No acumulado do ano, as vendas no atacado somaram 540,1 mil unidades, resultando em acréscimo de 15,6% sobre os mesmos sete meses do ano passado. As exportações do setor até julho alcançaram um total de 40,8 mil motos, número 13,4% mais alto que o de igual período do ano passado.

Assim como ocorreu com as montadoras de automóveis e caminhões, as fábricas de motos revisaram para baixo suas exportações como consequência da retração no mercado argentino, principal destino das motocicletas brasileiras. Em vez de 85 mil, a entidade estima agora 80 mil unidades enviadas ao exterior até o fim do ano.



Tags: Motos, motocicletas, Abraciclo, JTZ, Haojue, Kymco.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência