Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Renovação, crédito e tecnologia sustentam alta das vendas
Megale: “Agosto nos surpreendeu pelo número acima das expectativas”

Mercado | 06/09/2018 | 19h20

Renovação, crédito e tecnologia sustentam alta das vendas

Resultado de agosto surpreendeu os fabricantes, que observam crescimento acima do esperado no ano

PEDRO KUTNEY, AB

A venda de 248,6 mil veículos em agosto, melhor resultado mensal do mercado brasileiro desde janeiro de 2015, surpreendeu os dirigentes da indústria, que projetavam ritmo menor de crescimento do mercado no segundo semestre de 2018. A Anfavea, associação que reúne os fabricantes instalados no País, projeta expansão das vendas de veículos no País este ano em torno de 11%, mas já há alguns meses o número se coloca mais perto de 14% a 15%.



- Faça aqui o download dos dados da Anfavea
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



Para Antonio Megale, presidente da entidade, três fatores sustentam a alta acima do esperado: o ciclo natural de troca do carro usado pelo novo (em torno de três a cinco anos), maior disponibilidade de crédito e as novas tecnologias dos modelos recém-lançados, como maior conectividade, que estimula o consumidor a renovar seu automóvel.

“Os bancos de varejo voltaram a oferecer mais crédito, o que aquece este mercado. Ao mesmo tempo, muitos que compraram o carro zero há quatro ou cinco anos, quando tivemos recordes de vendas, estão trocando agora de automóvel, dentro de um ciclo esperado de renovação, hoje com estímulo adicional de comprar um veículo bem mais moderno, com tecnologias que não tinham antes”, avalia Megale.



Com o bom resultado de agosto, no acumulado de oito meses do ano o mercado brasileiro consumiu 1,63 milhão de veículos de passageiros, comerciais leves, caminhões e ônibus. O número é 14,9% maior do que o observado no mesmo período de 2017. O resultado mensal isolado de 248,6 mil unidades é 14,8% superior ao do mesmo mês do ano passado, e está 14,3% acima dos emplacamentos de julho.

“Normalmente agosto é sempre um dos melhores meses do ano, com maior número de dias úteis (foram 23). Mas foi um mês bastante interessante, que nos surpreende pelo momento [de incertezas]. A média diária [de emplacamentos] ficou o tempo todo acima das 10 mil unidades, com picos de 16 mil em alguns dias, o que não acontecia há muito tempo”, disse o presidente da Anfavea, que divulgou seus números de produção, exportação e vendas domésticas na quinta-feira, 6. Megale destacou ainda que foi o melhor agosto desde 2014.

“Tínhamos a expectativa de que no segundo semestre o ritmo de expansão seria menor, porque na segunda metade de 2017 as vendas já tinham melhorado e assim a comparação porcentual seria naturalmente menor. Mas não é isso que está acontecendo, os números se sustentaram acima das nossas estimativas. Tomara que continue assim [para cima] e que a gente continue errando [para baixo]”, afirmou Megale.





Tags: Anfavea, mercado, vendas de veículos, emplacamentos, resultado, balanço.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência