Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Zen recebe prêmio por aumento de eficiência
Estande da Zen na Automechanika Frankfurt deste ano: eficiência reconhecida é pilar de sustentação para empresa brasileira manter sua forte presença internacional

Autopeças | 13/09/2018 | 18h20

Zen recebe prêmio por aumento de eficiência

Manufatura da empresa é reconhecida pelo Kaizen Institute como melhor iniciativa de melhoria contínua

PEDRO KUTNEY, AB | De Frankfurt (Alemanha)

Muitos dos bons resultados da catarinense Zen (leia mais aqui), que nos últimos cinco anos elevou em 50% seu faturamento, estão diretamente relacionados ao expressivo aumento da eficiência de seus processos de produção na fábrica de Brusque (SC) ao longo desta década. Alguns índices comprovam essa trajetória: desde 2012, quando foram adotados sistemas de melhoria contínua baseados na filosofia japonesa kaizen, o custo da não-qualidade teve redução de 73%, a receita por empregado aumentou 60%, os incrementos de produtividade superam os 50% e o número de acidentes no trabalho caiu de 47 durante 2011 para zero nos últimos 450 dias.

O comprometimento com qualidade e produtividade se reflete na satisfação dos clientes, que beira os 95% contra menos de 75% há sete anos, e garantiu maior competitividade, especialmente no exterior, sustentando as exportações para mais de 60 países que hoje representam quase 60% das vendas.

Esse desempenho foi reconhecido pelo Kaizen Institute, organização que atua em mais de 35 países na promoção de conceitos para eliminação de desperdícios nas companhias, que escolheu o Sistema de Manufatura Zen (SMZ) como o melhor caso do ano na categoria Excelência no Sistema de Melhoria Contínua do Prêmio Kaizen Lean, concedido oficialmente à empresa na terça-feira, 11. Foi uma dupla premiação: o presidente da Zen, Gilberto Heinzelmann, que coordenou a implantação do sistema na unidade de produção desde sua chegada em 2012, na mesma noite recebeu o título de Embaixador Kaizen no Brasil.

Heinzelmann não pôde receber a premiação porque esta semana estava em mais uma missão comercial no exterior, desta vez em Frankfurt, na Alemanha, onde a Zen apresenta seus produtos e mantém reuniões com clientes na Automechanika (leia mais aqui). Na feira o executivo contou à Automotive Business como o fabricante nacional de impulsores (pinos) de motores de partida e polias atingiu os melhores índices internacionais de produtividade.

“Ganhamos esse importante reconhecimento sendo comparados com gigantes internacionais. O que fez diferença no nosso caso foi todo um processo de mudança de comportamento das pessoas na Zen, foi uma evolução cultural, todos assumiram a disciplina de tornar os processos mais eficientes de forma contínua, para sempre, com firmeza de propósito em fazer tudo certo de uma primeira vez. Essa ação é algo que não termina nunca e os resultados levam tempo para acontecer, mas quando acontecem refletem diretamente no caixa e na sustentabilidade da empresa”, disse Heinzelmann.



A divisão equilibrada do faturamento da Zen também espelha sua eficiência: 60% das vendas são para o mercado de reposição (aftermarket) e os outros 40% para fabricantes de equipamento original (OEM), diretamente para montadoras ou empresas que fornecem para elas – no caso dos impulsores de partida os principais clientes são os fabricantes de motores de arranque como Bosch, Valeo e BorgWarner. O equilíbrio de atuação entre mercados interno e externo sempre esteve presente nesta década: as exportações têm alta participação na produção, entre o mínimo de 30% aos atuais 60%, mesmo em momentos de câmbio desfavorável, o que só é possível com bons índices de produtividade. “Ter qualidade superior é estratégico nesse mercado”, enfatiza Hienzelmann.

Para atingir esse padrão a Zen vem investindo fortemente em novos equipamentos e processos industriais, além de desenvolver ferramentaria e produtos dentro de casa. Exemplo recente do desenvolvimento próprio é a polia de roda-livre (OAD) lançada pela empresa em 2014 com tecnologia inovadora, mais barata que do único concorrente global, que naquele mesmo ano foi um dos produtos finalistas na categoria peças e componentes do prêmio de inovação concedido a cada dois anos pela Automechanika Frankfurt (leia mais aqui).



*Esta cobertura é oferecida pela Delphi Technologies
O jornalista viajou a convite da Messe Frankfurt




LEIA MAIS SOBRE A AUTOMECHANICA FRANKFURT 2018



Automechanika Frankfurt chega a 25 edições com recordes
Empresas brasileiras fortalecem exportações e presença internacional na Automechanika
Revolução digital nos veículos chega rápido ao aftermarket
Fras-le compra seis empresas em um ano e avisa: quer mais
ZF apresenta conceito de conversão de ônibus diesel em elétrico
ZF avança no Brasil com canais digitais e Openmatics
Delphi Technologies faz reapresentação na Automechanika



Tags: Zen, Sistema de Manufatura Zen SMZ, Kaizen Institute, Prêmio Kaizen Lean, melhoria contínua, investimento, indústria, Automechanika 2018.

Comentários

  • AlessandroVieira De Souza

    Atransformação acontece nas pessoas quando estamos todos com a mesmas diretrizes. A mudança da chave demora, mas quando se é reconhecido a satisfação do trabalho bem feito é prazeroso a todos envolvidos.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência