Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
VW inicia construção de fábrica de carros elétricos na China
Presidente do conselho de administração do Grupo VW, Herbert Diess, durante cerimônia de anúncio do início da construção de nova fábrica de elétricos na China

Internacional | 19/10/2018 | 17h41

VW inicia construção de fábrica de carros elétricos na China

Primeiro modelo a ser produzido sobre a plataforma MEB será um SUV, a partir de 2020

REDAÇÃO AB

A Volkswagen anuncia o início da construção de sua nova fábrica dedicada exclusivamente a carros elétricos na China, em parceria com SAIC, uma das empresas com quem mantém joint venture naquele país. Localizada na província de Anting, em Xangai, seu primeiro modelo será um utilitário esportivo (SUV) com produção prevista a partir de 2020. A nova planta SAIC VW foi projetada para ser dedicada a modelos elétricos com a nova plataforma MEB, que é a primeira plataforma modular da Volkswagen exclusivamente para carros elétricos. As operações começam juntamente com a fábrica da FAW-Volkswagen, em Foshan e inaugurada no segundo trimestre deste ano, imediatamente após o início da primeira produção mundial da plataforma MEB em Zwickau, na Alemanha.

“Por meio da plataforma MEB da Volkswagen, poderemos produzir facilmente veículos elétricos de última geração para nossos clientes chineses em grande escala. O Grupo Volkswagen, suas marcas e seus parceiros chineses de joint venture concentram-se consistentemente na mobilidade sustentável e impulsionam a transformação da indústria automotiva na China e no mundo: desta forma, enfatizamos a importância do mercado chinês para o Grupo Volkswagen”, declarou o presidente do conselho de administração do Grupo Volkswagen, Herbert Diess.

Segundo a empresa, a nova planta de Anting terá uma linha de produção baseada na indústria 4.0 com altas taxas de automação e eficiência. Ela será equipada com mais de 1.400 robôs padrão, bem como uma variedade de tecnologias visando uma produção inteligente e digitalizada. Com 610 mil metros quadrados, a fábrica de veículos elétricos terá uma variedade de áreas, como equipamentos de prensa e oficinas de montagem de bateria, além de um armazém estereoscópico elevado, além de uma pista de testes, entre outros. A capacidade será de 300 mil veículos por ano e a unidade também utilizará 27 tipos de tecnologias que não agridem o ambiente, com enfoque na preservação da água, economia de energia e redução na emissão de CO2.

A nova fábrica em Anting faz parte da estratégia do Grupo VW em seu Roadmap E, como está sendo chamada sua ofensiva global de eletrificação: ela prevê que até 2025 o grupo pretende lançar 50 carros eletrificados e a China, um dos principais mercados de veículos elétricos do mundo, desempenha um papel central nesta estratégia.

Em junho, a Volkswagen por meio de sua joint venture com a FAW, outra fabricante chinesa, inaugurou a segunda fábrica da parceria em Foshan. Devido à expansão do complexo industrial, a capacidade dobrou de 300 mil para 600 mil veículos/ano. Além dos novos modelos SUV da Volkswagen e da Audi, os veículos atualmente fabricados na plataforma MQB estão gradualmente sendo eletrificados. Além disso, até 2020, a produção de veículos MEB, assim como os sistemas de baterias MEB, devem começar em Foshan.

Também neste ano, no fim de maio, começou a produção de modelos da Volkswagen na fábrica da FAW-Volkswagen em Qingdao. Esta unidade com alta flexibilidade permite que veículos a combustão, bem como aqueles com acionamento elétrico sejam montados na mesma linha de produção.



Tags: Volkswagen, VW, fábrica, carro elétrico, plataforma, MEB, China.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência