Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Presença Feminina cresce e chega mais longe em 2019

AB | 23/10/2018 | 18h29

Projeto Presença Feminina cresce e chega mais longe em 2019

Segunda edição da pesquisa vem acompanhada da Rede AB Diversidade, um campo neutro para desenhar novas soluções

REDAÇÃO AB

Depois de estrear em 2018, o projeto Presença Feminina no Setor Automotivo amadurece e ganha força para o ano que vem. O que nasceu apenas com uma pesquisa da participação da mulher na indústria, vai ganhar novas iniciativas e, principalmente, ampliar seu alcance e efeito positivo na cadeia automotiva brasileira. Além da segunda edição do estudo, que será mais abrangente e trará novas respostas, o projeto ganha a Rede AB Diversidade, um campo neutro de discussão sobre como promover condições igualitárias nas organizações automotivas.

Conheça as iniciativas do projeto Presença Feminina no Setor Automotivo programadas para 2019:

- Pesquisa Presença Feminina no Setor Automotiva – 2ª edição:
Além de checar a evolução dos dados apurados em 2018 (clique aqui para ver a primeira edição), o estudo trará novos recortes e informações.

- II Fórum Presença Feminina no Setor Automotivo:
Em setembro de 2019 acontece a segunda edição do evento, que trará os resultados da pesquisa de mesmo nome e promoverá amplo debate sobre a diversidade como estratégia de negócio, ferramenta de inovação e de aumento da lucratividade para as empresas.

- Rede AB Diversidade:
Iniciativa inédita que busca promover um ambiente mais igualitário nas organizações do setor. Um campo neutro que oferecerá às empresas-membro debate e geração de conhecimento sobre a promoção da diversidade. O projeto vai reunir as melhores referências no assunto, além de promover a troca de experiências entre as organizações automotivas.

- Cartilha de Melhores Práticas na Promoção da Diversidade:
No fim de 2019, o primeiro ciclo de trabalho da Rede AB Diversidade será encerrado com o lançamento de uma cartilha de melhores práticas para que o setor promova a diversidade. Com a adesão, as empresas-membro terão acesso a esta e a outras ferramentas necessárias para promover a diversidade e gerar resultados significativos

- Prêmio AB Diversidade:
Em sua primeira edição, o Prêmio AB Diversidade reconhecerá empresas automotivas que se destacam pelas suas iniciativas para promover a equidade de gênero e a diversidade.

POR QUE DEBATER DIVERSIDADE NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA?


Como plataforma de conteúdo voltada à liderança da indústria automotiva, Automotive Business carrega a responsabilidade de fomentar transformações positivas neste setor. Ao defender que as organizações tenham times diversos, com homens e mulheres de várias etnias e orientações sexuais, apoiamos o desenvolvimento de empresas mais justas e positivas para a sociedade. De quebra, a diversidade leva para as organizações a capacidade de chegar a novas respostas e encontrar soluções mais adequadas aos consumidores brasileiros, já tão diversos entre si.

O projeto Presença Feminina no Setor Automotivo começou no fim de 2017, com o início de um inédito mapeamento da participação da mulher na indústria. Ali, naquele primeiro passo, não estava claro até onde a iniciativa chegaria. As coisas, afinal, foram longe. O estudo, realizado em parceria com a MHD Consultoria e apresentado em fevereiro deste ano, apurou uma série de dados alarmantes.

Um deles é que só 17% da força de trabalho da indústria automotiva é feminina e que as mulheres chegam a ganhar até 33% a menos que os homens que desempenham funções semelhantes. Os resultados preocupam, mas a parte boa foi constatar que há muitas empresas e profissionais dispostos a mudar esta realidade.



Tags: Presença Feminina, diversidade, Rede AB Diversidade.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência