Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Kia Bongo chega a 25 mil unidades montadas no Uruguai
Bongo tem motor turbodiesel de 130,5 cavalos e capacidade para 1.812 quilos de carga

Indústria | 05/02/2019 | 18h44

Kia Bongo chega a 25 mil unidades montadas no Uruguai

Produção no país vizinho teve início há quase nove anos, com aporte de US$ 25 milhões

REDAÇÃO AB

A Kia atingiu a marca de 25 mil caminhões Bongo fabricados no Uruguai. O modelo é montado nas instalações da Nordex, em Montevidéu, desde agosto de 2010. A Kia Motors do Brasil investiu US$ 25 milhões para a fabricação do Bongo no Uruguai. A maior parte da produção (95%) vem para o Brasil e o restante fica no país vizinho. O Bongo utiliza motor 2.5 turbodiesel com 130,5 cavalos e tem capacidade de carga de 1.812 quilos.

A linha final de produção conta com 12 estações de trabalho, além da cabine de pintura e da linha de solda da cabine. O powertrain é importado da Coreia do Sul. Há também partes e componentes produzidos no Brasil, Argentina e Uruguai, este com maior participação em valor do índice de nacionalização do Mercosul.

No início de 2016 o Bongo teve a produção interrompida por causa da retração do mercado brasileiro. A montagem foi reiniciada em janeiro de 2017. “Embora sejam utilizados em várias aplicações, os comerciais leves como o Bongo dependem da estabilidade da economia, sobretudo do varejo”, recorda o presidente da Kia do Brasil, José Luiz Gandini, que acredita na retomada das vendas desse segmento em 2019. Neste início de ano a Kia contratou 150 trabalhadores no Uruguai. Destes, 110 estão atuando na produção do comercial leve.



Tags: Kia, Bongo, José Luiz Gandini, Nordex.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência