Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
JAC Motors terá mais um ano difícil no País
Habib estima vender 5 mil veículos JAC este ano, desde que a cotação do dólar recue para R$ 3,40 ou R$ 3,50

Mercado | 15/02/2019 | 13h09

JAC Motors terá mais um ano difícil no País

Vendas da marca cresceram apenas 1,7% em 2018 e iniciaram 2019 com queda acima de 50%

MÁRIO CURCIO, AB | De Araçoiaba da Serra (SP)

A JAC Motors do Brasil e a SHC, empresas presididas pelo empresário Sérgio Habib, enfrentará mais um ano difícil. A JAC vendeu 3,9 mil veículos em 2018 e cresceu apenas 1,7% sobre 2017, enquanto o segmento de automóveis e comerciais leves importados anotou alta de 27,3% no mesmo período. E em janeiro de 2019, enquanto os importados recuaram 10,8% na comparação interanual, os licenciamentos da JAC encolheram 56,5% ao somar apenas 123 veículos.

Questionado sobre a possibilidade do mau resultado neste começo de ano ter relação com a repercussão do pedido de recuperação judicial feito pelo Grupo SHC em novembro do ano passado, Sérgio Habib respondeu de pronto que não:

“Fomos prejudicados pela alta do dólar, que afeta nossa capacidade de negociação com os chineses”, lamenta o presidente da JAC e da SHC.



O empresário concedeu entrevista coletiva durante o lançamento do T80, novo SUV de sete lugares. Ele informa que seus acordos com a JAC permitem trazer pequenos volumes com o dólar abaixo da cotação real, mas se os pedidos aumentam passa a valer a cotação verdadeira.

Em 2019 Habib espera vender 5 mil unidades, desde que o dólar oscile entre R$ 3,40 e R$ 3,50, algo que ainda não ocorreu este ano. A cotação média até o momento supera os R$ 3,70 e a mais baixa registrada foi de R$ 3,67.

A JAC continua vendendo carros mais completos que os concorrentes nacionais, mas a desvalorização cambial impede que além de mais completos eles tenham preços mais atraentes como no passado. Como exemplo, um JAC T50 1.6 a gasolina e com câmbio automático de série parte de R$ 85.990. Seu tamanho e estilo são semelhantes aos do Ford EcoSport, que com câmbio automático começa em R$ 84.990 e tem motor flex.

Entre maio e junho Habib sentará com seus credores para negociar as dívidas da SHC, superiores a R$ 500 milhões. Ele acredita na possibilidade de contornar a situação, afirmando que “70% das empresas conseguem”, mas novamente os números reais jogam contra Habib, já que uma pesquisa divulgada pela Serasa Experian há pouco mais de dois anos indicou que a taxa de sucesso da recuperação judicial é apenas de 23%.



Tags: JAC, JAC Motors, Sérgio Habib, SHC, T80, T50, Ford, EcoSport.

Comentários

  • HélioMaciel

    Oproblema não está apenas no preço até porque eu não comprei o meu T40 por causa do preço e sim porque me apaixonei pelo carro e assim acredito que foi com outra pessoas também. O problema da JAC está no pós venda e falta de peças pra reposição isso está acabando com a credibilidade da empresa . Eu particularmente não tenho do que reclamar nem do carro e nem do pós venda até porque os meus carros da JAC nunca deram problema e nas revisões sempre fui muito bem atendido . Mas já vi muitos clientes reclamando Eu sou proprietário de um T 40 2017/ 18 e um j 3 Turim jet flex 2015

  • Silvania

    Tenhoum T40 o carro é excelente, mas fico muito chateada com essas noticias por favor será que a Jac não vê que o que tem que fazer é conversar entre si parar de mentir para os clientes se reunir com os departamentos responsáveis pela manutenção setor de peças, gerentes das lojas , vendedores para que esses setores funcionem, só assim a Jac terá credibilidade no mercado, tenha um estoque das peças acessível para que os carros não fiquem parados sem concerto , e mais a Jac ainda nao cresceu no Brasil pir causa dos comentarios negativos , vamos lá departamento de Marketing muda a cara da Jac com um marketing honesto e mais una vez digo, com os setores conversando entre si.

  • CesarBellini

    Temosum T40 CVT Tudo muito bom. Excelente carro. As pessoas querem comprar mas tem medo de ficarem na mão. Falta propaganda melhor atendimento. Uma Real garantia de conseguir peças e acessórios quando precisar. Isto é o que dá credibilidade a uma marca de carro ...

  • RubemSilva

    Tenhoum T40 17/18 e adoro o carro. Concordo com o Hélio Maciel: o que está travando a JAC é essa estratégia de trazer vários modelos e não focar em um ou dois, garantindo a oferta ágil de peças de reposição e a entrega dos comprados nos prazos acordados. T80 e elétrico: não vai vender. Não com esses preços.

  • Evaldeque

    Souproprietário de um T40 CVT e estou super feliz com o carro, nada a reclamar e sou sempre muito bem atendido na CCS. Na Jac encontrei um carro com preço justo e que me enche de alegria com cada elogio que recebo ao estacionar o veículo. Desejo sucesso ao grupo SHC para que consiga fazer da Jac uma potência nacional.

  • JulioWecker

    Tenhoum J5 e um J3, ambos 2012/2013, comprei os dois zero km, J5 está com 85 mil km, o J3 56 mil km, excelentes carros, baixíssima manutenção, porém a falta de concessionárias trás inseguranças. Realmente conseguir peças (lataria) tem que ter paciência. Se os carros fossem fabricados aqui no Brasil, mantendo a tecnologia e acabamentos que possuem os carros da JAC com certeza passariam a ser muito mais competitivos. Vou trocar em breve um deles por um T5 ou T40.

  • LuizFernando

    Tenhoum T40 CVT muito bom! Acredito que o grupo SHC passa por uma situação difícil financeiramente ...deveriam passar a distribuição dos veículos JAC para outro ou outros importadores que tenham melhores condições de investimento na marca .Falo como consumidor e sabe que o produto é muito bom mas precisa de investimentos em propaganda e mais concessionárias para poder vender mais e atender bem seus clientes, senão irá a falência e ficaremos sem nenhum suporte...isto é uma pena ...por isso insisto que deve ser repassado a importação para outros importadores antes que o pior aconteça..acho que é possível mudar a história enquanto é tempo e alavancar as vendas da JAC MOTORS!!!

  • Ronaldo

    Ficotriste em saber que a Jac e o grupo SHC esta passando trabalhei no grupo e nao arrependo de nada espero um dia que o grupo SHc possa sair desta dividas pq os carros sao muito bons tanto na manutenção quanto no acabamentos

  • EdnaHarnisch

    Compreium T40 CVT. No final do ano de 2018. Tive problema com a entrega. E infelizmente com 10 dias de uso batemos o carro. E já está parado na concessionária desde 26 de janeiro de 2019. A batida não foi muito grande. Mas faltam algumas peças. E previsão de chegar é pro inicio de abril. Já imaginou mais de dois meses o carro parado na concessionária e eu andando de carona. E quando comprei o carro me disseram que tinham 90 por cento das peças e se faltassem alguma com15 dias providenciariam Então da pra acreditar nesta empresa?

  • Felipe

    Euaté iria comprar um JAC T-40, mas jogaram o preço do meu carro na negociação la embaixo, R$ 26 mil. Fui em outras marcas aqui em SP e ofereceram de 33 a 34 mil. Uma diferença gritante, não é desta forma que a JAC vai se recuperar passando a perna nas negociações. O lucro deve vir dos carros novos... não se aproveitar do usado como parte do pagamento. Os novos carros da JAC são bons. Se for compar um JAC, fica a dica, venda antes em outro local antes de fazer qualquer negócio nas concessionarias desse grupo.

  • JoséFernando Sentone

    Compreio T40 e quebrei um paradigma, de não comprar carro chinês. Fiz uma viagem de 6.200 km em 15 dias; sem anotar um único problema, o carro é excelente, econômico, confiável. Enfrentei trechos alternados de asfalto e estradas de rípio na Argentina. Temperaturas de 0 graus a 60 graus; e altitude de até 4000 metros - aprovado com louvor; e olha que meu carro anterior era um Honda HR-V. Consumo cidade/estrada dá para considerar 12 na cidade e 15 na estrada com nossa gasolina. Na Argentina no plano e velocidade constante, com a excelente gasolina deles, chegou a impressionantes 18 km/l. Só não compro o segundo porque as concessionárias são muito ruins, atendimento é péssimo.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência