Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 12/03/2019 | 20h45

Maxion Wheels fará rodas de alumínio na China com a Dongfeng

Empresas firmam sociedade meio a meio para construir fábrica com capacidade para 2 milhões de unidades/ano

PEDRO KUTNEY, AB

No mesmo dia que o grupo Iochpe-Maxion divulgou balanço com faturamento e lucros robustos, a multinacional brasileira anunciou nova expansão internacional. Sua divisão Maxion Wheels firmou contrato de sociedade meio a meio com a Dongfeng para a construção de uma nova fábrica de rodas de alumínio para veículos leves na China. O sócio chinês é uma das maiores empresas automotivas do país, produz autopeças e veículos com marca própria e em associações com montadoras estrangeiras, como o Grupo PSA.

A Dongfeng Maxion Wheels, como será chamada a joint venture, construirá a nova planta com capacidade de produzir 2 milhões de rodas por ano na província de Hubei. O início das operações previsto para o terceiro trimestre de 2020, com a geração de 450 empregos diretos. A Maxion investirá € 8 milhões no negócio e a Dongfeng deverá aportar recursos semelhantes na unidade.

“Aumentar a presença na Ásia é uma das prioridades da Iochpe-Maxion”, disse Marcos Oliveira, presidente da empresa. A Maxion já tem uma fábrica de rodas de aço para veículos pesados na China, com volumes bem menores. O objetivo agora é fazer uma ofensiva no segmento de rodas de alumínio em países asiáticos, incluindo o mercado chinês, o maior do mundo para o componente. A empresa também realiza investimentos para a expansão de sua linha de rodas de alumínio já existente na Tailândia e termina a construção de outra fábrica na Índia.

“Quando fizemos o primeiro investimento na China, em 2008, o objetivo era exportar para a Europa, mas as condições mudaram e a operação se focou no mercado chinês. Agora, com a produção de rodas de alumínio vamos atingir onde está a maior demanda”, acrescentou Oliveira.



Tags: Maxion Wheels, Iochpe-Maxion, Dongfeng, China, rodas de alumínio, associação, joint venture, autopeças, indústria, expansão internacional.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência