A produção de motos em fevereiro somou 101,2 mil unidades, registrando alta de 20,5% na comparação com janeiro. Em todo o ano passado, as empresas instaladas em Manaus (AM) só superaram a marca mensal de 100 mil motocicletas no segundo semestre e por duas vezes, uma em agosto (105,3 mil) e outra em outubro (101,1 mil).
A produção total do primeiro bimestre de 2019 foi de 185,2 mil unidades, resultando em alta de 12,3% sobre o mesmo período do ano anterior. As vendas no atacado (das fábricas para a rede) alcançaram as 177,1 mil motos no período, anotando alta de 20,7% na comparação interanual. Os números foram divulgados pela Abraciclo, entidade que reúne fabricantes do setor de motos e bicicletas.
“Os números comprovam a retomada do crescimento do mercado. O consumidor se sente mais seguro em investir em um bem de maior valor agregado. Essa confiança está baseada num cenário econômico mais favorável”, afirma o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.
MERCADO EXTERNO EM QUEDA
As fábricas brasileiras exportaram neste primeiro bimestre 7,8 mil motocicletas, anotando forte queda de 49,5% em relação ao primeiro bimestre de 2018. A retração no mercado argentino, principal parceiro comercial, explica o tombo.
Com isso os Estados Unidos se tornaram este ano o principal destino das motos brasileiras, com 31,4% de participação (1,6 mil unidades), seguidos da Argentina, com 22,8% (1,2 mil), e da Austrália, com 10% (512 motocicletas).
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo