Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
VW se une à Amazon Web Services para desenvolver nuvem industrial

Tecnologia | 28/03/2019 | 17h03

VW se une à Amazon Web Services para desenvolver nuvem industrial

Sistema reunirá dados de todas as máquinas e fábricas do grupo no mundo visando melhorias na produtividade

REDAÇÃO AB

O Grupo Volkswagen firmou um acordo global com a Amazon Web Service (AWS) para desenvolverem um projeto conjunto de nuvem industrial da VW, sistema pelo qual a companhia pretende combinar dados de todas as máquinas e fábricas dos 122 complexos industriais e seus respectivos sistemas que o grupo mantém em todo o mundo com o objetivo de melhorar os processos produtivos e criar os pré-requisitos para avanços na produtividade.

Segundo a empresa, no futuro, toda a cadeia global de fornecimento do grupo também poderá ser integrada à sua nuvem industrial, que será uma plataforma aberta e pela qual os parceiros das áreas industrial, logística e vendas poderão utilizar no longo prazo. Atualmente, a companhia conta com mais de 30 mil instalações e mais de 1,5 mil fornecedores.

“Iremos continuar a fortalecer a produção como um fator chave de competitividade para o Grupo Volkswagen. Nossa colaboração estratégica com a Amazon Web Services será o alicerce”, declarou o presidente do conselho executivo da Porsche e membro do conselho diretor da Volkswagen responsável pela área de produção, Oliver Blume. “Com nossa plataforma industrial global, queremos criar um ecossistema industrial crescente com transparência e eficiência, trazendo benefícios para todos os envolvidos”, completou.

A Volkswagen optou pelo portfólio de serviços da AWS, incluindo Internet das Coisas (IoT), análise do aprendizado de máquina e serviços computacionais, que foram desenvolvidos especialmente para o ambiente de produção e que serão ampliados para atender às necessidades do Grupo VW. Essa arquitetura será a nova plataforma digital de produção (DPP) da empresa no futuro e todas as fábricas irão basear suas arquiteturas de sistema nessa plataforma, como forma de padronizar e simplificar a troca de dados entre os sistemas e fábricas, que atualmente possuem diferentes plataformas que não conversam entre si.

A empresa informa ainda que também será possível que a plataforma em nuvem possa ser acessível por outras fabricantes de veículos, o que pode gerar um ecossistema industrial global com crescimento permanente. Negociações específicas a este respeito e com grandes empresas interessadas em migrar para a nuvem industrial Volkswagen já estão em andamento.



Tags: VW, Grupo Volkswagen, Amazon Web Services, nuvem.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência