Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Fiat é a que mais cresce no primeiro trimestre

Mercado | 05/04/2019 | 19h50

Fiat é a que mais cresce no primeiro trimestre

E Renault tira da Ford o quarto lugar do ranking das 10 marcas mais vendidas no período

SUELI REIS, AB

Texto atualizado em 09/04 para correção e atualização de tabela/texto referente aos números de Renault e Ford

A Fiat anotou a maior expansão em participação de mercado entre as dez marcas mais vendidas no 1º trimestre de 2019. Com 78,8 mil emplacamentos, volume 23% maior que o do primeiro trimestre de 2018, a fabricante anotou aumento de 1,45 ponto porcentual de market share e garantiu participação de 13,5%, o terceiro maior índice entre as dez primeiras colocadas, atrás apenas da líder GM e vice-líder VW. O ranking considera a soma das vendas de automóveis e comerciais leves de cada marca.

Outra novidade é o avanço da Renault, que ascendeu do sétimo para o quarto lugar em um ano, roubando a posição que era da Ford. A marca francesa viu seu volume subir 29,3% nos três primeiros meses de 2019, para pouco mais de 51,2 mil veículos entregues, conferindo participação de 8,84%.

A GM/Chevrolet e a Volkswagen continuam na liderança e vice, respectivamente. A GM anotou aumento das vendas em 15,8% e uma participação de 18,3%, quatro pontos porcentuais a mais do que a rival VW, com 14,3%. A marca alemã teve crescimento de 7,1% ao emplacar 82,9 mil veículos em três meses, enquanto a GM passou das 106 mil unidades vendidas no período.

A Ford, que desceu para o quinto luarno ranking, vendeu 48 mil veículos no primeiro trimestre, volume 3,4% acima do registrado em igual intervalo de 2018.

Toyota, Hyundai e Honda formam uma trinca de marcas orientais, respectivamente nas sexta, sétima e oitava posições do ranking. Entre elas, apenas a Honda teve queda nas vendas.

A Jeep subiu uma posição, da décima para a nona, trocando de lugar com a Nissan no ranking. Ao mesmo tempo, verificou crescimento de 18% das vendas no primeiro trimestre – sempre considerando a comparação anual. Com mais de 28,6 mil unidades entregues ao mercado, a marca que pertence ao Grupo FCA anotou participação de quase 5% do mercado brasileiro nos três primeiros meses de 2019. Em março, a marca Jeep registrou também seu melhor desempenho em participação de mercado de sua história no Brasil, com 5,4% - considerando automóveis e comerciais leves.

Por fim, a Nissan elevou suas vendas em 1,5%, para 22,2 mil veículos, fechando o top ten do mercado brasileiro no primeiro trimestre. Apesar do aumento das vendas, a marca diminuiu sua participação em quase um ponto porcentual, encerrando o período com 3,8% do mercado.



Tags: Ranking, Fiat, VW, GM, Renault, Ford, Toyota, Hyundai, Honda, Jeep, Nissan.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência