Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
VWCO espera nova licitação do Caminho da Escola para o segundo semestre
Ônibus escolares adquiridos via Caminho da Escola: programa criado em 2007 já entregou mais de 40 mil unidades em todo o Brasil

Transportes | 26/04/2019 | 17h26

VWCO espera nova licitação do Caminho da Escola para o segundo semestre

Montadora venceu mais da metade da licitação de 2018, com 3,4 mil veículos a serem entregues até agosto

SUELI REIS, AB

A VW Caminhões e Ônibus está na expectativa para a segunda fase do programa Caminho da Escola, programa do governo criado em 2007 para renovar e ampliar a frota de ônibus escolares no Brasil. A montadora, que venceu três dos sete lotes previstos na última licitação, feita em janeiro 2018, está em fase de produção e entrega de um total de 3,4 mil ônibus da marca Volksbus. No total, os sete lotes da licitação determinaram a compra de quase 6 mil ônibus pelo FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, vinculado ao Ministério da Educação e que opera o programa para a entrega dos veículos a municípios brasileiros.

“A fábrica de Resende está a todo vapor para atender esta demanda”, afirma o gerente executivo de vendas de ônibus da VWCO, Jorge Carrer.



O executivo conta que a empresa tem acompanhado os encontros técnicos e reuniões sobre a próxima fase do programa, que segundo ele, há previsão de ser anunciado no segundo semestre. Ainda não há informações sobre quantos lotes ou mesmo quantos veículos devem ser comprados a partir da próxima licitação. Por outro lado, o executivo acredita que não deve haver pedido de veículos muito diferentes do que já vem sendo comprado pelos governos nos últimos 12 anos.

Ele confirma que o lote atual que coube à VWCO começou a ser feito em maio do ano passado e metade dele está para ser entregue até meados de agosto deste ano. Comemora ainda o fato de 100% dos veículos previstos na licitação terem sido confirmados dentro do prazo estipulado. No caso do Caminho da Escola, a licitação tem uma vigência de 12 meses – incluindo contratos firmados entre o FNDE e municípios. A licitação atual contemplou a encomenda de 1,5 mil municípios rurais e urbanos.

A VWCO, além de fornecedora, também tem sido uma das parceiras técnicas que ajudam a definir o FNDE a determinar os tipos e tecnologias adequadas que os ônibus devem ter para cada tipo de aplicação, muitas delas severas, considerando os trechos rurais.

“O programa tem um caráter social muito importante, porque permite que milhões de crianças tenham acesso à educação. Certamente não fosse por isso, elas não teriam essa chance de ir à escola, por morarem em zonas muito distantes. Encaramos como uma missão e não só como venda: ficamos muito felizes em participar”, diz Carrer. “Por outro lado, também há o benefício para a indústria, de alavancar o negócio no segmento de ônibus: a VWCO é líder nas entregas – somos responsáveis por quase metade dos 40 mil ônibus (18 mil) entregues pelo programa desde a sua criação até o fim de 2018.”





Tags: VWCO, VW Caminhões e Ônibus, licitação, Caminho da Escola, ônibus escolar, FNDE.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência