Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
FCA usará Samsung e Google em ecossistema de conectividade

Engenharia | 30/04/2019 | 15h11

FCA usará Samsung e Google em ecossistema de conectividade

Montadora pretende ter seus novos veículos integrados à tecnologia até 2022

REDAÇÃO AB

A FCA Fiat Chrysler vai utilizar a Harman (Samsung) e tecnologias do Google para criar um novo ecossistema de conectividade de seus veículos e proprietários. A medida vai beneficiar os automóveis do grupo em todo o mundo.

O sistema promete gerenciar de forma segura dados internos e adicionais do veículo utilizando uma arquitetura baseada em uma plataforma em nuvem. O motorista terá ajuda em questões ligadas a manutenção, localização de postos de combustível, receberá alertas de tráfego e outras informações relevantes.

Os principais componentes do sistema começarão a ser implementados em diferentes regiões globais durante o segundo semestre de 2019 e todos os novos veículos da FCA estarão conectados até 2022.

Também está prevista ajuda pelo toque de um botão e os veículos poderão receber ainda atualizações de software por meio do sistema over-the-air. De acordo com a FCA, essa plataforma global disponibilizará a conexão a uma rede 4G com suporte para evolução ao 5G.



Proprietários de veículos, revendedores, operadores de frotas e prestadores de serviço poderão tirar proveito dos recursos fornecidos pela conectividade em nuvem. Também de acordo com a Fiat Chrysler, essa integração fornecerá um ambiente técnico ideal para seus veículos eletrificados.

Além da gestão de baterias, o sistema dará suporte a serviços de mobilidade da montadora, entre eles pagamento por quilometragem utilizada, seguro do veículo com base na real utilização, locações e soluções de compartilhamento de veículos.

“A partir dessa colaboração da Harman e do Google vamos desenvolver ‘ecossistema’ flexível, fácil de usar e conectado, que não apenas implementa a tecnologia atual, mas também está pronto para integrar futuras inovações”, estima o diretor técnico da FCA, Harald Wester.





Tags: FCA, Fiat Chrysler, Harman, Samsung, Google, Harald Wester.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência