A produção de veículos em abril somou 267,5 mil unidades, resultando em alta de 11,1% sobre março. No quadrimestre foram 965,4 mil unidades, praticamente repetindo o volume registrado no mesmo período do ano passado. Embora o mercado doméstico tenha crescido 10,1% no acumulado do ano, as exportações caíram 45%, impedindo a expansão dos números de produção. Os resultados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Em razão da estabilidade, a Anfavea acabou protelando a revisão de suas projeções. “Teremos novos números em junho ou julho, já com um horizonte mais definido em relação a mercado e exportações”, afirma o vice-presidente da Anfavea, Fabrício Biondo.
O SOBE-DESCE, POR SEGMENTO
Os automóveis montados entre janeiro e abril somaram 812,2 mil unidades. O total é de ligeira alta de 2,4% pela comparação interanual, mas a produção de 110,1 mil comerciais leves no quadrimestre resultou em queda de 14,5%.
Movimento semelhante ocorreu entre os veículos pesados. A produção de caminhões até abril somou 34,2 mil veículos, com discreta alta de 1,9%. Contudo, os 8,9 mil ônibus fabricados no período levaram a uma queda de 12,5%.
PRODUÇÃO DE MÁQUINAS CAI 10%
As máquinas agrícolas montadas no País atingiram no acumulado até abril 15,3 mil unidades, resultando em queda de exatos 9,9% na comparação interanual. A retração foi puxada pela produção de tratores de rodas. Este é o segmento mais expressivo em volume e teve 9,6 mil unidades repassadas à rede, 22,1% a menos que em iguais meses do ano passado.
A queda da produção total de máquinas decorre da retração nas exportações, que forçou os fabricantes a reduzir o ritmo das linhas brasileiras, especialmente de tratores de rodas. A alta de 22,6% na produção de tratores de esteiras e de 34,4% na de retroescavadeiras não foi suficiente para impedir a queda total.
EMPREGOS E ESTOQUE
Segundo a Anfavea, o nível de empregos na indústria automobilística somava em abril 130,1 mil vagas, registrando alta de 0,1% na comparação com março. É possível que ocorra uma redução desse total em maio, já que a Ford e o sindicato dos metalúrgicos chegaram recentemente a um acordo em relação às dispensas e eventuais recontratações em São Bernardo do Campo, onde a montadora emprega cerca de 3 mil trabalhadores.
O estoque de veículos cresceu de 38 para 40 dias na passagem de março para abril. Em volume, subiu de 296,4 mil para 306,2 mil unidades, números considerados “normais” para a direção da Anfavea.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo