A venda de veículos usados em abril somou 914,8 mil unidades, resultando em alta de 14,2% sobre março por causa do maior número de dias úteis. O acumulado do ano, porém, teve acréscimo de apenas 0,4% sobre os mesmos quatro meses do ano passado, com 3,5 milhões de transferências. Os números incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus e foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários.
O baixo crescimento entre os usados reflete a estabilidade no segmento de automóveis e comerciais leves, que movimentou 3,3 milhões de unidades, apenas 0,2% a mais na comparação interanual. Neste segmento, segundo a Fenabrave, foram negociados 3,7 usados para cada novo.
Entre os veículos pesados, a alta mais expressiva no quadrimestre ocorreu para os ônibus usados, com 17 mil unidades negociadas e crescimento de 9,5% sobre igual período do ano passado. O aumento decorre de renovações de frota urbanas e intermunicipais que vêm ocorrendo em 2019.
Os caminhões usados anotaram crescimento de 4,2% no quadrimestre, com 111,9 mil transferências. A cada caminhão zero-quilômetro vendido, 3,6 usados foram negociados. A proporção nos ônibus é menor, 1,9 usado para cada novo emplacado.
NAS MOTOS, PEQUENA ALTA DE 2,4%
De janeiro a abril foram negociadas no País 939,8 mil motos usadas. O total é apenas 2,4% maior pela comparação interanual. O aumento da oferta de crédito para as motos zero-quilômetro refletiu no mercado de usadas. Atualmente, a cada motocicleta nova são vendidas 2,6 de segunda mão.
Dois anos atrás, com o mercado em recessão e o crédito escasso, a proporção estava em 3,3 usadas para cada moto nova emplacada.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo