Renault Arkana é cotado para produção nacional por ser maior que Duster e Captur
Indústria
|
15/05/2019
|
16h32
Renault crescerá com novo ciclo de investimento
Montadora deve anunciar aporte no País ainda este ano, com foco em lançamentos
MÁRIO CURCIO, AB
A Renault do Brasil cresceu 17,8% neste primeiro quadrimestre sobre o mesmo período do ano passado, enquanto a alta anotada no mercado de automóveis e comerciais leves foi de 8,7%. Para dar continuidade a esse processo e ampliar sua participação de mercado, a empresa aguarda um novo ciclo de investimentos no País, que provavelmente se inicia ainda este ano. Ele dará continuidade aos R$ 3,2 bilhões injetados pela montadora de 2014 a 2018. Nestes quatro anos a participação da montadora subiu de 7,1% para 8,7%.
“Nossa intenção é continuar crescendo acima do mercado e esse crescimento ocorre com investimentos”, recorda o presidente da Renault do Brasil. Ricardo Gondo. |

A montadora já divulgou em outro momento que pretende alcançar os 10% do mercado brasileiro até 2022 e isso virá de lançamentos. Um deles é o Kwid Outsider.
Neste caso se trata apenas da nova versão de um carro já em produção. Da Renault são aguardados também novos modelos. Um nome provável é o Arkana, SUV com tamanho semelhante ao do Jeep Compass, o mais vendido do segmento no Brasil em 2017, 2018 e segundo colocado em 2019.
A empresa também deve promover a renovação na linha Duster. Na Europa ele já passou por mudança. No Brasil ainda não ocorreu para não atrapalhar o Captur, que usa a mesma plataforma, mas tem preços mais altos e volume de vendas só um pouco melhor: no acumulado de janeiro até 14 de maio foram 8,7 mil unidades do Captur e 8,5 mil do Duster.
MERCADO INTERNO VERSUS EXPORTAÇÕES |
A fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) trabalha em três turnos e próxima à capacidade máxima. O crescimento das vendas no mercado interno serviu para compensar a queda de 50% das exportações da montadora. Os veículos montados no Paraná têm como principais destinos a Argentina, a Colômbia e o México.
Tags: Renault, Ricardo Gondo, Kwid, Arkana, SUV, Jeep Compass, Captur, Duster, exportações.