Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
BYD entrega 1º caminhão elétrico ao Rio de Janeiro
Segundo a BYD, bateria do caminhão é reciclável e fornece autonomia para 8 horas de operação ou 200 km

Negócios | 24/05/2019 | 20h35

BYD entrega 1º caminhão elétrico ao Rio de Janeiro

Veículo fará a coleta diária de todo o lixo orgânico do mercado municipal

REDAÇÃO AB

A empresa de coleta Clean Ambiental, que atua no Rio de Janeiro (RJ), adquiriu o primeiro caminhão elétrico da cidade para coleta de resíduos. O modelo eT8A é produzido na China pela BYD e fará a coleta e compactação de lixo dentro do Mercado Municipal do Rio de Janeiro. Segundo a BYD, a Clean pretende comprar outros nove iguais a este até o fim do ano. Em longo prazo poderá substituir toda a sua frota atual, formada por 60 caminhões a diesel.

O eT8A utiliza uma bateria de fosfato de ferro-lítio, reciclável e com vida útil de até 30 anos, de acordo com a BYD. A autonomia informada é de oito horas de operação (cerca de 200 quilômetros). Sua transmissão é automatizada de quatro marchas. A fabricante destaca o silêncio como uma das vantagens na comparação com modelos a diesel utilizados na coleta de lixo.

O caminhão elétrico fará todos os dias o transporte dos resíduos orgânicos do mercado para a usina do Caju, num percurso de três quilômetros. Ao substituir um modelo convencional ele deixará de emitir 14 toneladas de gás carbônico por mês. Outra vantagem é que o carregamento da bateria será feito com a energia elétrica produzida por placas fotovoltaicas instaladas no telhado do mercado.





Tags: BYD, mercado municipal, Clean Ambiental, placas fotovoltaicas.

Comentários

  • RogerioA.

    Essescaminhões de lixo a diesel geram um ruído terrível do motor, tanto para movimentação quanto para o uso do compactador, especialmente perceptível quando trabalham à noite. Se os motores elétricos resolverem o problema de ruído deles, será uma verdadeira revolução na coleta.

  • NATALINOSANTOS(DEP COMPRAS)

    Acheimuito interessante,pois alem da economia em combustivel,tambem os efeitos no meio ambiente nem serao sentidos,gostaria de receber um orcamento com os valores desse produto

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência