Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 27/05/2019 | 09h21

FCA e Renault preparam fusão

União formaria 3º maior grupo automotivo do mundo, isto sem Nissan e Mitsubishi, hoje parceiras da francesa

REDAÇÃO AB

Texto atualizado às 22 horas.

A FCA Fiat Chrysler apresentou à Renault uma proposta para fusão global das montadoras, o que as tornaria o terceiro maior grupo do setor automotivo, com 8,7 milhões de veículos produzidos por ano, levando em conta o volume das duas em 2018. Estariam atrás apenas dos grupos Volkswagen e Toyota. Em princípio, 50% ficariam com acionistas da FCA e os outros 50% com os da francesa. O negócio prevê estrutura de governança equilibrada e maioria da diretoria composta por membros independentes.

Um texto divulgado pela FCA descarta fechamento de fábricas com a união e ressalta a economia estimada de mais de € 5 bilhões por ano em sinergias. Em princípio, a Nissan e Mitsubishi, que formam hoje uma aliança com a Renault, ficariam fora da negociação, especialmente porque a Nissan vinha se opondo a uma fusão completa como aquela que era defendida pela Renault, que detém maioria acionária na Nissan.

No entanto, de acordo com o texto divulgado pela FCA, o board da entidade combinada seria composto inicialmente por 11 membros, a maioria independente e com igual representação de quatro membros dos grupos FCA e Renault, assim como um indicado pela Nissan. Não haveria acúmulo de direito existente a votos em dobro. A participação plena de Nissan e Mitsubishi formaria o maior de todos os grupos automotivos, com mais de 15 milhões de veículos produzidos por ano.

Desde março de 2019 já havia rumores sobre a possibilidade de união entre FCA e Renault. Ambas se complementam em diferentes aspectos. A Fiat Chrysler tem importante presença na América do Norte e do Sul com SUVs e carros de passeio. A Renault já caminha com firmeza no segmento de automóveis elétricos e tem grande penetração em utilitários e carros de passeio na Europa. No entanto, ambas têm presença tímida na Ásia, o que poderia ser complementado pela entrada de Nissan e Mitsubishi em uma nova e ampliada aliança.



Tags: FCA, Fiat, Chrysler, Mitsubishi, Volkswagen, Toyota.

Comentários

  • Marcus

    Poderiaser era uma parceria ''parelela'' há renault-nissan como renault-FCA em vez de fusão !

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência