Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Fusões e aquisições serão essenciais para competitividade

Eventos | 27/05/2019 | 12h28

Fusões e aquisições serão essenciais para competitividade

Uniões entre montadoras e/ou produtores de tecnologia serão essenciais para fabricantes de automóveis e também de autopeças

MÁRIO CURCIO, AB

As fusões e aquisições como a mais recente anunciada por FCA e Renault serão inevitáveis no setor automobilístico por causa das mudanças pelas quais o automóvel passará. A conclusão vem Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, e Dan Ioschpe, presidente do Sindipeças. Ambos participaram de um painel sobre tendências do setor automotivo durante o Automotive Business Experience, ABX19, realizado segunda-feira, 27, no São Paulo Expo.

“A indústria automobilística fará uma nova revolução a respeito do que há ao redor do automóvel. Vamos mudar o produto e a conectividade, mas não temos capacidade de fazer tudo sozinhos”, recorda Moraes.



“Nas autopeças esperamos ter um crescimento do setor de forma diferente, com novos participantes”, diz Ioschpe, referindo-se a futuros associados à entidade entregando mais componentes eletrônicos com novas funções agregadas e menos peças metálicas ou plásticas.

O executivo afirma que a produção de tecnologia no setor de componentes por pequenas e médias empresas tem sido motivo de discussões em nível mundial.

Durante o painel, Moraes recordou a importância das definições estabelecidas pelo programa Rota 2030 para a aplicação de novas tecnologias: “Definimos o que fazer e quando entregar, isso facilita nosso planejamento”, diz.

“Para a indústria de autopeças será muito importante participar da inserção competitiva, trabalhando em melhorias e na realização de PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) no Brasil, isso fará uma diferença grande. Temos de participar mais do mundo, mas sem deixar de crescer nas Américas do Sul e Central”, diz Ioschpe.

Ambos os palestrantes recordaram as dificuldades enfrentadas pela carga tributária excessiva e citaram a necessidade de desonerar as empresas como forma de tornar os veículos e componentes brasileiros mais competitivos.



Tags: Anfavea, Sindipeças, Luiz Carlos Moraes, Dan Ioschpe, FCA, Renault.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência