Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Financiamento de pesados terá tecnologia a seu favor

Eventos | 28/05/2019 | 14h23

Financiamento de pesados terá tecnologia a seu favor

Itaú prepara concessão de crédito com ajuda de inteligência artificial

LEO DOCA, PARA AB

O financiamento é a principal porta de entrada de novos veículos pesados para os frotistas. Durante o Automotive Business Experience, ABX19, realizado segunda-feira, 27, no São Paulo Expo, a diretora de crédito e cobrança para pequenas e médias empresas do Itaú Unibanco, Cíntia Camargo, traçou um panorama deste tema e contou como os novos negócios devem seguir em tempos de mundo digital.

De acordo com a executiva do banco, a concessão de crédito para a compra de caminhões pesados é extremamente sensível aos movimentos da economia. No último ano, a produção e as vendas de caminhões aumentaram cerca de 50% e a concessão de crédito acompanhou este movimento.

"Hoje, temos um cenário de crescimento controlado e baixa inadimplência. Neste segmento, como o ticket alto e a tomada de decisão precisa de muito embasamento, temos consciência de que precisamos entender o momento em que o cliente vai fazer a troca da frota, utilizando os dados digitais que captamos e aliando essas informações com a atuação do nosso time. É um casamento entre tecnologia e tato humano", diz Cintia.

BIG DATA COM TOQUE DE HUMANIDADE



Hoje, empresas que lidam com o público e que contam com plataformas digitais geram bilhões de bytes em dados todos os dias e precisam utilizar e filtrar esses dados para obter melhores resultados em seus negócios. Um bom exemplo é o Netflix, maior plataforma de distribuição de vídeos em streaming, que aproveita os dados de comportamento do usuário para sugerir títulos, elencar os filmes e séries mais vistos, descobrir quais são as preferências do público.

"Na concessão de crédito para o comprador de caminhões também é assim. Trabalhamos com análise de big data para termos o máximo de informações sobre a empresa, os sócios, a frota, as operações, os dados de pagamento, os clientes e os fornecedores. Combinamos esta grande quantidade de dados para chegarmos a resultados como um crédito pré-aprovado com precisão, uma análise automática para antecipar a renovação de sua frota e diversos outros serviços ao cliente", diz a diretora do banco.

Combinar modelos sob medida com dados e técnicas, capturando informações automaticamente e as qualificando por meio de suas equipes para gerar rápidas e precisas tomadas de decisão, é a tendência da atual concessão de crédito para a compra de caminhões.

"Neste mercado, a experiência humana é crucial para traduzir as necessidades dos clientes e entender as nuances de cada um. Contamos com isso para atender bem os clientes e suas necessidades, evitar fraudes e gerar um fluxo adequado para os negócios. Hoje, 100% das liberações de crédito são feitas no mesmo dia e 75% em até quatro horas", explica Cíntia.



Além disso, os dados e a tecnologia também são utilizados nas outras etapas do negócio: para fazer monitoria do crédito, para analisar os pagamentos, para verificar as conversões e acompanhar a jornada das empresas, fazendo a precificação correta, de acordo com o risco apresentado pelos dados e chegar ao melhor preço.

A tecnologia também chegou para facilitar a vida do transportador no âmbito da compra de caminhões a crédito. E isso é só o começo.



Tags: Automotive Business Experience, crédito, banco, financiamentos, caminhões pesados, vendas, mercado, Itaú.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência