Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
HR-V Touring 2020 quer roubar clientes do Jeep Compass
Além do motor 1.5 turbo, novo HR-V Touring traz vários equipamentos de conforto e segurança

Lançamentos | 30/05/2019 | 18h22

HR-V Touring 2020 quer roubar clientes do Jeep Compass

Com preço de R$ 139,9 mil, nova versão se destaca pelos 173 cv de seu motor 1.5 turbo

MÁRIO CURCIO, AB

A nova versão Touring do Honda HR-V 2020 chega às concessionárias na segunda semana de junho com um propósito diferente: atrair parte dos compradores do Jeep Compass, um pouco maior e mais bem colocado no ranking de vendas: ele ocupa a segunda colocação entre os SUVs, duas acima do HR-V.

Além de mais completa, a versão Touring 2020 é também mais potente. Recebe o motor 1.5 turbo a gasolina com 173 cavalos. O preço de tabela é salgado, R$ 139,9 mil. A montadora acredita que ele responderá por 10% das vendas totais do HR-V. Em um ano cheio seriam 4,8 mil unidades, tomando como base o desempenho do carro em 2018, quando teve quase 48 mil unidades emplacadas.

O concorrente Compass começa em R$ 113.990 quando equipado com motor 2.0 flex de 159 cv. Se a opção for o turbodiesel de 170 cv, com tração 4x4, os valores partem de R$ 156.990. A aposta da Honda está na lista de equipamentos do HR-V, na pegada esportiva proporcionada pelo novo motor e no espaço quase tão bom quanto o do Jeep.

A distância entre eixos do HR-V é de 2,61 metros, apenas 2,6 cm menor que a do Compass. Como se sabe, essa medida tem uma relação direta com o espaço para os ocupantes, que é muito parecido nos dois carros. E o Honda mede 4,3 metros (8,7 cm a menos que o Jeep) e tem porta-malas de 393 litros na versão Touring (17 litros a menos que o do Compass).

O HR-V Touring tem faróis totalmente em LEDs com acendimento automático e o sistema Lane Watch Assist, que utiliza uma câmera na base do retrovisor direito. Apontada para trás, ela projeta sua imagem na tela ao centro do painel e amplia em 20 graus o ângulo de visão do motorista.

O carro traz também o sistema Agile Handling Assist (AHA), capaz de aumentar a estabilidade e a segurança numa sequência de curvas. Recebe teto solar panorâmico, ar-condicionado digital, airbags laterais e de cortina e aletas para trocas de marcha no volante, que permitem a simulação de sete velocidades na transmissão automática CVT.


Honda aposta no bom espaço interno, desempenho e equipamentos para ganhar clientes do Jeep Compass com a nova versão Touring do HR-V

Os bancos têm revestimento de couro com a opção de cinza-claro ou preto, de acordo com a cor da carroceria. A Honda equipa todas as versões do HR-V com sistema de rebatimento total dos bancos, que permite o transporte de pranchas de surfe outros objetos mais longos.

A central multimídia de sete polegadas vem com navegador integrado e os retrovisores contam com rebatimento elétrico. O HR-V tem ainda chave presencial, controles eletrônicos de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA) e luzes de frenagem de emergência (ESS).

EMPOLGANTE


Ficou muito bem acertado o HR-V com este 1.5 turbo, que já equipava o Civic Touring. E assim com o sedã, o SUV recebe um câmbio CVT capaz não só de simular sete marchas, mas também de fazer o papel de freio motor, reduzindo marchas. Sua programação aumenta a sensibilidade para as trocas de marcha e resulta em acelerações mais progressivas em uso urbano, como nas saídas de semáforo. A média indicada no computador de bordo foi de 13,3 km/litro em um trajeto de mais de 100 km que combinou tráfego pesado e estrada livre andando em média a 110 km/h.


HR-V 2020 recebeu novos bancos e opção de couro cinza-claro ou preto. Sistema de rebatimento da Honda permite transportar objetos mais longos. Teto solar panorâmico é de série na versão Touring

Na estrada a 120 km/h ele é bastante silencioso e muito ágil, algo fácil de perceber em ultrapassagens. E a possibilidade de reduzir e avançar as marchas pelas aletas atrás do volante sempre aumenta o prazer de dirigir, ainda mais quando o motor ajuda, com o é o caso do HR-V Touring. As suspensões da nova versão foram recalibradas. São mais firmes e contam com uma nova barra estabilizadora dianteira. Segundo a Honda, esse motor ainda não tem uma versão flex porque a demanda no Brasil por ele ainda é muito baixa, cerca de 700 unidades por mês. E há outra agravante: o motor do Civic 1.5 turbo é feito nos Estados Unidos e o do HR-V, no Japão.

Além do Jeep Compass, a versão Touring surge como opção ao novo Peugeot 3008 Allure, que tem preço sugerido muito próximo (R$ 139.990), que tem motor 1.6 turbo a gasolina de 165 cv, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, chave presencial, central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas, Android Auto e CarPlay. O ar-condicionado é automático com duas zonas distintas de temperatura e tem saída para o banco traseiro. Fica devendo, porém, o teto solar.

FABRICADO EM SUMARÉ


A produção do HR-V permanece na fábrica de Sumaré (SP), inaugurada em 1997. No primeiro trimestre de 2019 a Honda iniciou a transferência gradativa da montagem de seus carros para Itirapina (SP), a cerca de 100 quilômetros de Sumaré. O Fit inaugurou esta fábrica, que opera com 450 funcionários. No segundo semestre o WR-V também passará a ser montado na nova unidade, levando outros 550 trabalhadores. A previsão é que o HR-V seja transferido em 2020.

Vale lembrar que toda a linha HR-V foi renovada. O preço inicial (versão LX) é de R$ 94,4 mil. A EX sai agora por R$ 101,7 mil e a EXL, por R$ 111,9 mil.



Tags: Honda, HR-V, Touring, Jeep, Compass, Peugeot, 3008, câmbio CVT.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência