Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
ZF mostra protótipo de airbag externo
Segundo a ZF, o sistema tem 150 milissegundos para decidir a deflagrar o airbag e insuflá-lo

Segurança | 05/06/2019 | 19h02

ZF mostra protótipo de airbag externo

Sistema pode reduzir em até 40% a gravidade das lesões por impacto lateral

REDAÇÃO AB

O alto risco decorrente de impactos laterais levou a ZF a desenvolver um protótipo de sistema de pré-colisão que utiliza um airbag lateral externo. A nova bolsa pode ser acionada em alguns milésimos de segundo antes da colisão.

Segundo a ZF, a tecnologia cria uma área de absorção de impacto capaz de reduzir em até 40% a gravidade das lesões decorrentes de batidas na lateral do veículo.

Para viabilizar os airbags externos, a ZF os interligou a sensores do veículo e desenvolveu algoritmos capazes de prever a iminência de uma colisão e decidir pelo acionamento ou não da nova bolsa. A empresa fez uma demonstração na Alemanha do protótipo.

“Esse sistema pode reduzir significativamente a gravidade das lesões causadas por impactos laterais”, garante o chefe do departamento de sistemas de mobilidade segura da ZF, Uwe Class.



Segundo a ZF, o maior desafio para o desenvolvimento desse sistema foi o de reconhecer de forma precisa uma colisão inevitável e assegurar o acionamento do airbag externo antes do choque. O sistema tem cerca de 150 milissegundos para tomar a decisão de acionar o airbag e insuflá-lo. Esse é o tempo que uma pessoa leva para piscar os olhos.

Isso é possível por meio de câmeras conectadas, radar e Lidar (Light Detecting And Ranging). Os airbags externos têm entre 280 e 400 litros de capacidade, ou seja, são até oito vezes mais volumosos que um airbag para motorista. Eles se expandem para cima a partir da soleira lateral a fim de formar uma zona de deformação adicional na área da porta, entre as colunas A e C.

As colisões laterais estão entre os tipos mais perigosos de acidentes de trânsito e causam por ano na Alemanha cerca de 700 mortes. O número corresponde a um terço das fatalidades registradas a cada ano nas estradas daquele país.



Tags: ZF, airbag externo, sensores, radar, Lidar, algoritmos, Uwe Class.

Comentários

  • Franklin

    AZF é uma excelente empresa investindo em novos produtos com foco da satisfação e segurança dos clientes. Parabéns aos participantes.

  • FlávioTassini Montannes

    @Franklin- Pra quê bajular essa empresa? rs!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência